Topo

Livro polêmico coloca ex-Liverpool em evidência e rende vaga em Big Brother

Matthew Lewis/Getty Images
Imagem: Matthew Lewis/Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

14/08/2018 04h00

Rotular jogadores de ‘bad boys’ é uma reação frequente a atletas controversos no mundo do futebol, mas Jermaine Pennant tem uma história consideravelmente diferente. O inglês de 35 anos revelou recentemente, em sua biografia, uma série de abusos que testemunhou ou cometeu durante sua carreira. As histórias bombásticas, no entanto, serviram para recolocá-lo em evidência e renderam até uma vaga no ‘Big Brother’ britânico.

No livro lançado pelo ex-jogador do Liverpool (Mental: Bad Behaviour, Ugly Truths and the Beautiful Game, sem lançamento previsto no Brasil), talvez a revelação mais perturbadora seja um “aluguel” de mulheres entre os companheiros de time. “Chamávamos de ‘Banco Imobiliário’. Você tinha propriedades, de diferentes padrões”, escreve Pennant, que explica a situação em detalhes sórdidos. “Se eu dormisse com alguma garota, e depois qualquer um dos caras dormisse com ela, tinham que me pagar um ‘aluguel’. Se ela fosse Mayfair (bairro de alto padrão de Londres), eram 100 libras; se fosse Old Kent Road (periferia da capital), eram 14 libras.”

Tal história sugere que Pennant tenha caráter um tanto quanto discutível, para dizer o mínimo. Fato é que os problemas extracampo marcaram sua carreira à medida que seu comportamento reprovável ganhava protagonismo sobre as atuações em campo. Ainda assim, o jogador passou por clubes importantes e fez a vida no futebol.

Nascido em Nottingham em janeiro de 1983, Jermaine Pennant é o mais velho dos quatro irmãos e teve uma infância dura, marcada pelo envolvimento do pai com as drogas (como usuário e traficante). No livro, o jogador lembra episódio no qual, em seu aniversário de 14 anos, viu o dinheiro que recebeu como presente ser tomado pelo pai em abstinência. “Nunca tive uma figura paterna, e metade dos meus problemas vem daí”, acredita.

O contexto difícil, no entanto, não impediu Pennant de ser revelado precocemente pelo Notts County e despertar interesse do Arsenal quando ainda tinha 15 anos. Ele estreou no time de Londres aos 16, sob grande expectativa, mas nunca se firmou. Enquanto era emprestado a vários clubes, seus erros longe de campo se tornaram internacionalmente famosos.

Pennant tem diversas passagens pela polícia e condenações na Justiça, principalmente por delitos relacionados à direção de automóveis. Ele foi detido, por exemplo, por dirigir na contramão ou com a habilitação suspensa, tendo passado 30 dias na prisão em janeiro de 2005. “Ser preso me mudou, é claro. Mas acho que tenho algum crédito por não ter me deixado destruir”, pondera.

Pennant - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Nem em sua melhor fase em campo, no Liverpool, Pennant 'sossegou' fora de campo
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images
Apesar do episódio, no ano seguinte o jogador foi contratado pelo Liverpool, clube pelo qual torcia na infância. Lá Pennant viveu sua melhor fase, ainda que tenha durado só uma temporada. Cerca de dois anos após sair da prisão, viveu um dos grandes sonhos de qualquer jogador: foi titular na final da Liga dos Campeões da Europa em 2007 (vice-campeão).

Apesar de bom coadjuvante no Liverpool, Pennant nunca decolou como dele se esperava desde que foi convocado para a seleção inglesa sub-21. Ele rodou por times ingleses sem nunca superar os problemas com a Justiça, tendo inclusive jogado com uma tornozeleira eletrônica em certa ocasião, após ter sido condenado por dirigir alcoolizado. Anos depois, quando defendia o Zaragoza (ESP), alegou ter “esquecido” que era dono de um carro estacionado por cinco meses no mesmo lugar.

Após ter se aventurado no futebol indiano, Pennant atualmente vive o ocaso de uma carreira de pouco brilho, tendo jogado a última temporada na modestíssima quinta divisão do futebol inglês.

Longe dos principais campeonatos de futebol, voltou aos holofotes por causa do livro recém-lançado e está na lista de participantes do reality show ‘Celebrity Big Brother’ — um reality show com a presença de celebridades no Reino Unido. O programa começa nesta semana, e conta ainda com o brasileiro Rodrigo Alves, chamado de 'Ken humano'; e a atriz pornô Stormy Daniels, pivô de um escândalo envolvendo o presidente norte-americano Donald Trump.