Topo

Cozinha bonito: Guardiola abre restaurante, e chef revela preferências

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

15/08/2018 04h00

Região central e nobre de Manchester, e Josep Guardiola está sentado à mesa de um restaurante. Um cliente se aproxima do treinador e elogia: “Parabéns pela qualidade da comida!”. Pep sorri e responde: “Os elogios têm de ser para eles”, diz e aponta para a cozinha.

Guardiola cozinha - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
A cena aconteceu no início de agosto no Tast, investimento recém-aberto do treinador em sociedade com Ferran Soriano e Txiki Begiristain, CEO e diretor de futebol do Manchester City, respectivamente – todos ex-Barcelona. Quem coordena a parte operativa são empresários responsáveis pelo Fazenda, rede de rodízio de churrasco bem estabelecida e de alto padrão no norte do Reino Unido.

O Tast tem o menu assinado por Paco Pérez, chef com cinco estrelas Michelin, e é dedicado à culinária tradicional da Catalunha, local de origem de Guardiola. No dia a dia, Miquel Villacrosa, também catalão, comanda a cozinha. Aos 27 anos, ele passou de fã ardoroso a funcionário do técnico campeão inglês.

“Pep é um dos meus ídolos desde a infância. Sempre o acompanhei, desde a época que era jogador. Depois, como técnico, me fez viver um sonho com o Barça”, afirma ao receber a reportagem do UOL Esporte no estabelecimento, dividido em três andares entre bar, restaurante e ambiente privado.

“Já tínhamos nos encontrado antes, mas aqui foi a primeira vez que ele soube meu nome”, relembra, entusiasmado pela proximidade com um dos principais responsáveis por alimentar a sua paixão pelo futebol. “Ele entra na cozinha e pergunta: ‘O que temos hoje?’. Mostra interesse pelas pessoas e está sempre disposto a experimentar comidas diferentes”.

Miquel Villacrosa, no Tast - Caio Carrieri/Colaboração para o UOL - Caio Carrieri/Colaboração para o UOL
Imagem: Caio Carrieri/Colaboração para o UOL
Villacrosa revela que Guardiola mantém o nível de exigência alto também fora de campo e que o prato preferido é personalizado, fora do cardápio. “Ele gosta de um bom produto feito da maneira correta, sem exageros e fantasia. O que mais pede são espardeñas, um marisco da costa catalã. Aqui também é rigoroso, porque paga como todos e é bom de gorjeta”, garante.

Morador da área central da cidade, Pep frequenta o Tast mais de uma vez por semana e se mistura com a clientela geral, sem a necessidade de usufruir das instalações privativas, no último piso.

Inaugurado no fim de julho, o restaurante tem reservas lotadas quase todos os dias, e os principais sucessos de público são as tradicionais croquetas, os aspargos e o polvo. Na cozinha, baseada em ingredientes como ervas frescas, tomate, cebola e alho, um lema inspira a equipe do renomado Paco Pérez.

“Trabalho duro, pensamento coletivo e bom ambiente”, relata Villacrosa.

Receita também compartilhada pelo multicampeão Guardiola.