Topo

Cláusula contra punição pode deixar Paolo Guerrero mais tempo no Inter

Paolo Guerrero foi recebido com festa em Porto Alegre, onde atuará pelo Inter - Ricardo Duarte/Inter
Paolo Guerrero foi recebido com festa em Porto Alegre, onde atuará pelo Inter Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/08/2018 04h00

O Internacional está tranquilo quanto a situação legal de Paolo Guerrero. Segundo apurou o UOL Esporte, uma cláusula no contrato do jogador prevê que ele permaneça no clube por mais tempo caso seja punido pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Guerrero já cumpriu seis dos 14 meses de suspensão imposta pela corte por conta de um teste positivo de doping para substância benzoilecgonina, principal metabólico da cocaína e da folha de coca, após a partida entre Peru e Argentina em Buenos Aires, em outubro de 2017, válida pelas Eliminatórias para Copa do Mundo.

Em seguida, Guerrero foi buscar seus direitos além do âmbito esportivo e conseguiu efeito suspensivo no Tribunal Federal Suíço. Com a liberação provisória, atuou pelo Peru na Copa do Mundo e desde o regresso do Mundial jogou mais quatro partidas pelo Flamengo.

O recurso, porém, pode ser retirado através de um novo julgamento, ainda sem data para acontecer. E antevendo a possibilidade de ver seu principal reforço para temporada afastado dos gramados, o Colorado moldou cláusulas no vínculo.

Caso Guerrero seja suspenso, o Internacional deixa de pagar seus salários. O jogador passará a receber apenas o valor de luvas do contrato, aproximadamente R$ 200 mil. Além disso, o tempo que ele ficar alijado de jogar será ampliado em seu período de vínculo com Inter. Ou seja, caso o peruano fique fora por mais oito meses de atividade (período restante para totalizar 14 meses de suspensão), seu vínculo com o Colorado passará a valer não até agosto de 2021, como previsto inicialmente, mas até abril de 2022.

"O importante é que Guerrero tem três anos de serviços ao Inter previstos em contrato. Independente da punição, e ele é inocente em tudo que defendeu, está se defendendo, o Inter vai dar apoio jurídico a ele e seus advogados, e foi contratado para três anos de serviços prestados. Está conosco por três anos. Para um jogador deste nível é o que todos nós desejamos", disse Rodrigo Caetano, executivo de futebol.

"Eu brigo pela minha inocência, continuo brigando, não acabou. E vou fazer de tudo para este castigo acabar. Acredito em Deus, na Justiça e hoje em dia eu só quero estrear pelo Inter o mais rápido possível, me preparar e estar em campo", acrescentou Guerrero.

Nos bastidores, o Internacional já avaliou os materiais da defesa de seu novo centroavante e considerou a argumentação muito consistente. O clube considera muito difícil do jogador ser suspenso, além das boas explicações de defesa, pelo peso que tem para o Peru, que conquistou protagonismo ao disputar a última Copa.

Com 34 anos, Guerrero foi recebido com festa pela torcida do Inter na quarta-feira. Nesta quinta, viajou ao Rio de Janeiro para resolver problemas particulares.Seu regresso ocorre no final da noite. A estreia, no entanto, não deve ocorrer domingo contra o Paraná. Além de precisar ser regularizado na CBF, o atacante ainda não tem a melhor condição física, pois esteve lesionado no fim de sua passagem pelo Flamengo.