Topo

Comparado a Rivaldo, meia ex-Barcelona faz testes e busca acerto com Santos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Samir Carvalho e Thiago Arantes

Colaboração para o UOL, em Santos e Barcelona (ESP)

16/08/2018 04h00

O Santos pode anunciar, nos próximos dias, um reforço com o selo de La Masia, a famosa fábrica de talentos do Barcelona, conhecida mundialmente como uma das melhores escolas de futebol de base do mundo. O tocantinense Werick Maciel, que tem apenas 19 anos, chegou ao Brasil nesta semana para fazer um período de treinamentos no clube.

Segundo apurou o UOL Esporte, Werick deve realizar uma semana de testes sob o comando do técnico Rodrigo Leitão, da equipe sub-20 do Santos. Caso seja aprovado nessa primeira fase, o brasileiro natural de Gurupi e que vive na Catalunha há 12 anos, será submetido a mais uma semana de avaliação. Se passar nestas duas semanas de testes, ele assinará contrato com o time paulista. Comissão técnica e dirigentes avaliarão, principalmente, se Werick tem potencial para defender o time principal em breve, comandado por Cuca.

Werick está livre no mercado desde o fim da temporada passada. Ele defendeu o Barcelona entre 2013 e 2016, nas categorias cadete e juvenil, e chegou a assinar contrato profissional com o clube. Em sua passagem pela equipe da capital catalã, o meio-campista teve de lidar com uma comparação de peso feita pela imprensa local. Em 2014, o jornal Mundo Deportivo chamou o brasileiro de "novo Rivaldo", citando semelhanças físicas e de estilo de jogo.

Em 2016, o tocantinense foi convocado para treinamentos com a seleção brasileira sub-18. No mesmo ano, sem muitas oportunidades no Barcelona, pediu para ser emprestado para poder jogar mais, e acabou cedido ao Girona. Na volta do empréstimo, foi dispensado pelo Barcelona. 

Na avaliação interna do clube, pesou o fato de outros jogadores da mesma idade estarem mais adaptados ao estilo do Barcelona. Em La Masia, Werick foi contemporâneo, entre outros, de Riqui Puig (que fez a pré-temporada com o time principal e estava no grupo campeão da Supercopa da Espanha, no domingo), Jordi Mboula, atualmente no Monaco, e Sergio Gómez, que está no Borussia Dortmund.

Sem espaço no gigante catalão, Werick atuou na última temporada pelo CF Damm, time tradicional das categorias de base da Catalunha. Como completou 19 anos, ele já não pode mais defender o time juvenil, e agora busca um contrato de profissional. Antes do Santos, Werick conversou com times de Itália e França, mas as negociações não evoluíram.

Má experiência com argentino deixa Santos em alerta

A reportagem também apurou que os dirigentes santistas prometem não considerar a longa carreira do meio-campista nas categorias de base do Barcelona. O caso do argentino Maxi Rollon, contratado na gestão do ex-presidente Modesto Roma, serviu de lição para que os santistas não se empolguem neste caso. 

Rollon não demonstrou qualidade suficiente para defender o Santos, foi preterido por Dorival Júnior, técnico santista na época, e deixou o clube após disputar apenas cinco jogos, nenhum como titular, em 2016.

No caso de Werick, a diretoria santista promete aprovar o "brasileiro do Barça" somente se ele for melhor do que os atletas que defendem o Santos atualmente em sua posição, na categoria sub-20.