Topo

Em alta pós-Copa, Pogba inicia temporada em pé de guerra com Mourinho

Reuters / Jason Cairnduff
Imagem: Reuters / Jason Cairnduff

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

16/08/2018 04h00

Paul Pogba saiu da Copa do Mundo com moral, mas a realidade no Manchester United é bem diferente. Rendendo nas últimas temporadas menos do que se esperava de um jogador que custou 105 milhões de euros, o francês está em rota de colisão com o técnico José Mourinho e seu futuro chegou a ficar incerto no desenrolar da janela de transferências.

Os problemas internos se tornaram públicos na final da Copa do Mundo. Mourinho trabalhava como comentarista da “beIN Sports” e mandou uma mensagem nada sutil ao meia após o título da França. “Espero que ele entenda por que foi tão bem (na Copa do Mundo)”.

Em sua explicação, Mourinho deu a entender que o fato de os jogadores ficarem concentrados durante um mês para a disputa da Copa do Mundo teria beneficiado Pogba. O francês não esconde gostar do glamour e das redes sociais.

“Por um mês, os jogadores ficam concentrados, isolados do mundo externo, dos compromissos comerciais e de que qualquer influência possível”, prosseguiu Mourinho.

A resposta de Pogba veio após a vitória do United sobre o Leicester na estreia do Campeonato Inglês. Sem citar o treinador português, o meia disse ser o mesmo da Copa do Mundo e que havia coisas que não poderiam ser ditas por causa de punição.

“Um jogador que é titular e feliz sempre se sente melhor do que quando não está feliz. Isso é tudo que eu direi. Sou o mesmo Pogba da Copa. O time é diferente, óbvio. Ainda amo jogar futebol e darei o meu melhor. Quando se está feliz, quando se confia nos demais, tudo é mais fácil. Há coisas que não posso dizer porque seria multado”.

A situação ganhou uma pitada de sal pelo fato de o agente de Pogba ser Mino Raiola. Um dos principais empresários do futebol europeu, o italiano é conhecido por fazer jogo duro e, sempre que possível, envolver seus jogadores em especulações.

Juntou-se a isso o desejo do Barcelona em achar um substituto para Iniesta. Pogba, então, passou a ser constantemente especulado no clube espanhol. O jornal “Sport” noticiou pouco depois da Copa do Mundo que o agente e Eric Abidal, diretor do Barcelona, teriam se reunido para discutir a contratação.

O ponto de discordância seria o valor da contratação. Pogba tem valor de mercado estimado em 90 milhões de euros, mas o desempenho na Copa do Mundo fez com que Raiola esperasse que seu cliente fosse vendido por 150 milhões de euros (R$ 664 milhões). O valor faria com que o United tivesse um grande lucro em comparação com os 105 milhões de euros gastos em 2016.

Mas o namoro não deve se transformar em casamento. Ariedo Braida, diretor do Barcelona, elogiou Pogba ao “Mirror”, mas esfriou as especulações de transferência. “Não acho que vamos nos mexer por Pogba, mas ele é um grande jogador”. Na janela, o clube espanhol reforçou seu meio de campo com Arthur e Vidal.

Pogba continua sendo o principal jogador do Manchester United e terá como missão se acertar com José Mourinho ao longo da temporada. O treinador já demonstrou não estar nem um pouco contente como a estratégia de contratações do clube inglês na janela de transferências.