Topo

Grêmio perde uma das prioridades no ano e Brasileirão volta aos planos

Do UOL, em Porto Alegre

16/08/2018 04h00

Conquistar a Copa do Brasil era uma das prioridades do Grêmio em 2018, mas essa meta não é mais possível. Eliminado nas quartas de final pelo Flamengo, o time gaúcho deverá promover uma mudança em seu planejamento. O Campeonato Brasileiro, antes relegado ao último lugar na hierarquia de competições, terá mais atenção.

A mudança será orgânica, assim como já havia sido a definição de prioridades. Se antes era algo subliminar por meio de escalações, agora acontecerá o contrário.

O Grêmio, textualmente, nunca abriu mão do Brasileirão em 2018. Mas sempre admitiu que tinha atenção especial aos jogos eliminatórios da Copa do Brasil e Libertadores. Por isso, escalou reservas e chamou jovens do time de transição.

Até aqui, Renato usou o time titular ou pelo menos a base da escalação ideal em 11 das 18 partidas do Campeonato Brasileiro. Em outras sete rodadas, o Grêmio preservou peças que apresentaram desgaste físico. Ou então teve desfalques por lesão, suspensão, convocação.

A partir da 19ª rodada, diante do Corinthians, o Grêmio deve mesclar mais os times.

"A nossa logística está certa. Alguém apostaria que o Grêmio ganharia as três? Esse ano a gente sai da Copa do Brasil, mas temos outras duas competições onde estamos bem. Agora, vamos ter um tempo 'maior' para descansarmos a equipe e nos preocuparmos com as competições que restam. Se vamos ganhar uma, duas ou nenhuma o tempo dirá", disse Renato Gaúcho, mais uma vez sem ser direto e definitivo no tema, mas indicando mudança.

A predileção por Copa do Brasil e Libertadores é algo histórico no Grêmio. De 2016 para cá, deu certo. E a justificativa interna se baseia na leitura de Renato Portaluppi, que foi assimilada pelo grupo de jogadores. No mata-mata, o caminho é mais curto. Por outro lado, a partida exige maior concentração. Esforço físico diferente. O preço é pago no Brasileirão.

"Sempre quando acaba um jogo tem reavaliação. O jogo com o Corinthians é sábado, temos curto espaço de recuperação e sabendo que há decisão com o Estudiantes ali na frente", pontuou Alberto Guerra, diretor de futebol do Grêmio. "Com esse resultado, uma outra janela pode se abrir ali na frente", acrescentou depois.

O Grêmio enfrenta o Corinthians, no sábado, e depois recebe o Cruzeiro na próxima quarta-feira. Na rodada seguinte, visita o Atlético-PR e na sequência encara o Estudiantes em Porto Alegre, pelas oitavas de final da Libertadores.