Topo

Palmeiras sai otimista do STJD e vê pedido de vistas com bons olhos

Julgamento do pedido de impugnação do Palmeiras nesta quinta, no STJD - Pedro Ivo Almeida/UOL
Julgamento do pedido de impugnação do Palmeiras nesta quinta, no STJD Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/08/2018 15h27

Os advogados do Palmeiras se mostraram otimistas com a decisão de dois membros do pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de pedir vistas do processo que julga o pedido de impugnação do clube sobre a final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, alegando interferência externa na arbitragem. A medida, que faz com que um eventual desfecho do caso fique pelo menos para o próximo mês, foi vista de forma positiva pelo alviverde.

"O recado que fica é que a atuação do Palmeiras é correta desde o início. Trouxemos provas. Estamos vendo com bons olhos esse pedido de vistas. Apresentamos tudo que poderíamos e buscamos provar a interferência externa", disse o advogado Américo Espallargas.

Nos bastidores, a expectativa por uma decisão desfavorável do STJD era grande. Até por isso, o fato de dois auditores (o ex-presidente do tribunal, Ronaldo Piacente, e o atual vice, Otávio Noronha) terem pedido vistas para analisar melhor o caso foi recebido como uma vitória parcial.

"Isso mostra que nossa sustentação oral fez efeito", disse outro membro da defesa do Palmeiras, Alexandre Miranda.

No julgamento, o STJD entendeu que era aceitável julgar o mérito do pedido de impugnação, contrariando o entendimento anterior do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP). O órgão paulista, após abrir inquérito para investigar o caso e determinar seu arquivamento, negou um requerimento posterior do Palmeiras pedindo a impugnação, alegando que o clube havia perdido o prazo legal para entrar com a ação.

As próximas sessões do Pleno do STJD serão itinerantes: dia 31 de agosto, em Curitiba, e em 12 de setembro, em Manaus. Uma nova sessão para resolver o impasse paulista só ocorrerá depois disso.