Topo

Tite anunciará lista pós-Copa com expectativa de mudança e jovens no ataque

Fábio Mahseredjian, Tite e Edu Gaspar  - Pedro Martins/MoWa Press
Fábio Mahseredjian, Tite e Edu Gaspar Imagem: Pedro Martins/MoWa Press

Pedro Ivo Almeida e Pedro Lopes

Do UOL em São Paulo

16/08/2018 16h00

Com a eliminação do Brasil diante Bélgica nas quartas de final da Copa de 2018, a seleção brasileira inicia a partir desta sexta-feira um novo ciclo. Frustrada a expectativa de levantar a taça na Rússia, Tite tem o desafio de obter resultados que mantenham seu prestígio com torcida e CBF e, ao mesmo tempo, promover renovação e reconstrução visando a próxima edição do Mundial, no Qatar.

Os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, nos EUA nos dias 7 e 11 de setembro serão as primeiras indicações do caminho que o Brasil pós-Copa deve seguir. A quatro anos do Mundial do Qatar, a seleção tem pela frente a Copa América, em território brasileiro em 2019 - o resultado no torneio por ser determinante para continuidade do trabalho. Antes da convocação, que acontece nesta sexta, a comissão técnica promoveu uma rodada de observações no futebol brasileiro. Foram ao todo, 13 partidas na primeira semana de agosto. Em ação, candidatos a vestir a camisa amarela. Alguns são alvos conhecidos de Tite, outros potenciais na formação do elenco que deve começar a sinalizar o pensamento do treinador.

Sobram opções de jovens para o setor ofensivo, com maior incerteza na defesa. Se mantiver o comportamento que mostrou ao longo da carreira, Tite deve evitar rupturas e renovações abruptas. Nem todos os jogadores em observação devem aparecer nas primeiras listas. O comandante brasileiro, ao longo da carreira em clubes, sempre foi cauteloso com a introdução de jovens nos seus elencos. Até o final do ano, há ainda duas datas Fifa, além das partidas nos EUA.

Flamengo: Paquetá, Everton Ribeiro

Lucas Paquetá comemora o segundo gol do Flamengo diante do Sport - Buda Mendes/Getty Images - Buda Mendes/Getty Images
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

O Flamengo foi uma das equipes mais observadas pela comissão da seleção brasileira, com quatro partidas. O principal jogador observado no elenco rubro-negro é o atacante Paquetá, que não marcou nenhum gol, mas foi participativo e uma das melhores opções ofensivas da equipe carioca. Os jogos foram o empate diante do Grêmio, no dia 1º de agosto, derrota para o Cruzeiro, no dia 8, vitória contra o mesmo Cruzeiro no dia 12 e confronto diante do Grêmio no dia 15.  Everton Ribeiro apareceu bem em duas partidas, criando jogadas no empate com os gremistas, e dando assistência diante do Cruzeiro, podendo entrar no radar de Tite.

Grêmio: Luan, Everton e Geromel

Luan lamenta chance perdida no jogo entre Flamengo e Grêmio - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O clube gaúcho, por sua vez, teve três jogos com a presença de representantes da comissão técnica. Luan, o principal observado, marcou gol em uma delas, teve uma atuação apagada em outra e saiu sentindo dores na terceira. Geromel, que integrou o elenco que disputou a Copa, teve uma jornada infeliz diante do Estudiantes, no dia 7, com o Grêmio sofrendo um gol em seu erro de passe. Everton vem sendo um destaque na temporada com 12 gol marcados, mas só atuou em um dos jogos observados, passando em branco.

São Paulo: Eder Militão e Everton

Nenê e Everton comemoram gol do São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O analista de desempenho da seleção Fernando Lázaro acompanhou a derrota do São Paulo para o Colón, no dia 2, e a vitória sobre o Vasco, no dia 5. Foram as duas últimas partidas de Eder Militão com a camisa do clube do Morumbi. Transferido ao Porto, o jogador que pode atuar como lateral direito, zagueiro ou volante está no radar de Tite para o próximo ciclo. Além dele, Everton, principal destaque são paulino até agora na temporada fez duas boas partidas, dando uma assistência contra o clube carioca.

Fluminense: Pedro

Pedro comemora gol do Fluminense contra a Chapecoense - Luciano Belford/AGIF - Luciano Belford/AGIF
Imagem: Luciano Belford/AGIF

O jovem artilheiro do Fluminense é outro na mira de Tite, que assistiu pessoalmente ao confronto contra o Internacional, no dia 13, e enviou seu filho e auxiliar, Matheus Bachi, para a partida diante do defensor no dia 2. Contra os gaúchos, derrota acachapante por 3 a 0. Diante da retranca uruguaia, o atacante também passou em branco, e quem roubou a cena foi o equatoriano Sornoza.

Cruzeiro: Dedé e Fábio

Dedé comemora primeiro gol do Cruzeiro contra o Sport - Pedro Vale/AGIF - Pedro Vale/AGIF
Dedé comemora primeiro gol do Cruzeiro contra o Sport
Imagem: Pedro Vale/AGIF

Aos 30 anos, Dedé não representa renovação, mas estava na lista de suplentes para a Copa, e ganhou elogios de Tite antes do Mundial. O zagueiro atuou em duas partidas observadas pela comissão: foi seguro na vitória sobre o Flamengo, no dia 8, mas foi em cima dele que Bruno Henrique subiu para marcar de cabeça o gol da virada do Santos nesta quarta, pela Copa do Brasil. Essa partida foi para os pênaltis, e quem brilhou foi o goleiro Fábio, defendendo três cobranças, e possivelmente chamando a atenção de Matheus Bachi, que estava no Mineirão.

Santos: Rodrygo

Rodrygo comemora gol do Santos contra o Vitória - Marco Galvão/FotoArena/Estadão Conteúdo - Marco Galvão/FotoArena/Estadão Conteúdo
Imagem: Marco Galvão/FotoArena/Estadão Conteúdo

Seguindo a tendência de abundância de opções para o ataque, Rodrygo está no radar da comissão técnica. Com o Santos em má fase, o atacante passou em branco nas três partidas disputadas, mas sempre foi um dos destaques do time, buscando jogo e lutando para construir jogadas.

Palmeiras: Bruno Henrique

Bruno Henrique, do Palmeiras - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Parte do Corinthians campeão brasileiro de 2015 sob o comando de Tite, Bruno Henrique está há algum tempo no radar do treinador. O volante foi um dos poucos titulares em campo na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, no dia 12, sob os olhares do analista de desempenho Fernando Lázaro. Bruno vive grande fase, e já soma 9 gols na temporada com a camisa alviverde.

Internacional:  Rodrigo Dourado

Rodrigo Dourado - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Além de Bruno Henrique, outro volante em observação é Rodrigo Dourado, do Internacional. O meio campista atuou no dia 13 sob o olhar do próprio Tite e do auxiliar Cleber Xavier, diante do Fluminense. O Inter venceu por 3 a 0, com direito a assistência de Rodrigo.

Há nomes em observação na Europa, e defesa é maior dúvida

Se há abundancia de potenciais opções ofensivas no Brasil, o mesmo ocorre no futebol europeu. Vinicius Júnior e Malcom tem sido acompanhados no Real Madrid e no Barcelona, e o ex-corintiano foi sondado sobre uma possível convocação por pessoas ligadas à CBF ao longo dos últimas.

Outro que foi sondado foi o lateral esquerdo Guilherme Arana, do Sevilla. Nas laterais e na defesa, os principais titulares na Copa do Mundo já têm mais de 30 anos – casos de Marcelo, Thiago Silva e Miranda. Mesmo assim, diante de menos opções evidentes, o processo de renovação pode ser menos imediato.

Confira a lista de todas as partidas observadas pela CBF:

01 de agosto

Grêmio x Flamengo (Tite)

02 de agosto

Fluminense x Defensor (Matheus Bachi e Fernando Lázaro)

São Paulo x Colón (Cleber Xavier)

04 de agosto

Botafogo x Santos (Matheus Bachi e Tite)

05 de agosto

São Paulo x Vasco da Gama (Fernando Lázaro)

07 de agosto

Estudiantes x Grêmio

08 de agosto

Flamengo x Cruzeiro (Thomaz Koerich, Fernando Lázaro e Cleber Xavier)

12 de agosto

Flamengo x Cruzeiro (Matheus Bachi)

Palmeiras x Vasco (Fernando Lázaro)

Atlético-MG x Santos (Thomaz Koerich)

13 de agosto

Fluminense x Internacional (Cleber Xavier e Tite)

15 de agosto

Flamengo x Grêmio (Tite, Edu Gaspar e Fernando Lázaro)