Topo

Atlético-PR lança em setembro nova identidade visual; veja esboço do escudo

Esboço do novo escudo do Atlético-PR: versão final guardada à sete chaves deve seguir esta linha - Reprodução
Esboço do novo escudo do Atlético-PR: versão final guardada à sete chaves deve seguir esta linha Imagem: Reprodução

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

17/08/2018 04h00

“Ambição, entusiasmo, rebeldia e inovação”. Com essa linha de pensamento, o Atlético Paranaense irá lançar no mês de setembro sua nova identidade visual, mudando o escudo do clube novamente após 21 anos. O Furacão também deve apresentar um novo mascote, em fase de finalização. O lançamento do novo símbolo do clube também trará a nova camisa, edição 2018, cujo lançamento foi atrasado propositadamente para a empreitada.

Escudo Atlético-PR - Reprodução - Reprodução
Última mudança de escudo do Atlético ocorreu em 1997
Imagem: Reprodução

O clube contratou duas agências diferentes, uma de Curitiba e outra de São Paulo para repensar sua identidade visual. Cada uma cuida de um trabalho, o mascote e o escudo, respectivamente. A iniciativa começou em março, quando a empresa passou a pesquisar como mudar a identidade do clube sem desagradar aos torcedores. A intenção do Atlético em se repaginar foi divulgada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Mario Celso Petraglia, ainda em outubro de 2017. À época, ele citou a Juventus, da Itália, como exemplo de modernização.

O projeto é tratado em sigilo absoluto pelo clube. O UOL Esporte conseguiu informações sobre como será o desenho do novo escudo atleticano e obteve uma versão em rascunho, que não é a oficial a ser aprovada pela diretoria. O esboço foi apresentado para pessoas que tiveram contato com o verdadeiro novo escudo e considerado “muito parecido” com a versão final. Num estilo “minimalista” – sem muitos detalhes, numa linha também chamada de “flat design”, o novo estilo deve seguir o traçado abaixo:

Esboço escudo CAP - Reprodução - Reprodução
Versão não oficial do novo escudo do Atlético-PR
Imagem: Reprodução

A diretoria atleticana ainda finaliza o processo de aprovação do novo escudo. O novo uniforme também teve seu desenho concebido pela mesma agência, mas continuará a ser feito pela Umbro, com quem o clube teve uma rusga na época da Copa do Mundo, por conta da rejeição da torcida com o uniforme que homenagearia a seleção da Espanha.