Topo

Guardiola culpa falta de descanso por lesão do algoz do Brasil na Copa

PHIL NOBLE/REUTERS
Imagem: PHIL NOBLE/REUTERS

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

17/08/2018 11h13

Josep Guardiola terá de superar o desfalque do craque do Manchester City no título do último Campeonato Inglês nos primeiros meses da temporada 2018-19. O belga Kevin De Bruyne, algoz do Brasil na Copa da Rússia com um dos gols das quartas de final, lesionou o ligamento colateral do joelho direito em treino da última quarta-feira (15) e será desfalque por até três meses.

Diante da grande perda para o time, que pode ficar sem o meio-campista por 11 rodadas da Premier League e possivelmente quatro jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões, Guardiola relembrou a grande exigência física a que De Bruyne foi submetido no último ano. Neste período, além da temporada regular na Inglaterra, ele chegou às semifinais do Mundial com a Bélgica e, após um período mais curto de férias por causa do torneio na Rússia, treinou apenas uma semana no City antes de voltar a defender o clube – atuou na vitória por 2 a 0 sobre o Arsenal, em Londres, no último sábado.

“Na última temporada ele foi espetacular, então será um grande desfalque. Acredito que isso seja consequência da grande quantidade de partidas. A última temporada já foi pesada, depois teve pouco tempo de descanso e claro que o nosso nível de exigência é alto, pelos campeonatos que temos que disputar. Mas o ser humano tem limite”, declarou nesta sexta-feira no City Football Academy, em Manchester.

“A exigência com os jogadores foi muito grande por 11 meses, tenho certeza que isso influencia, porque quando você não está descansado mentalmente, as pernas também não recuperam e essas coisas acontecem. Tomamos o maior cuidado do mundo com o nosso elenco, mas não dá para saber quando um problema desse vai aparecer”.

Neste domingo (19), o City faz a primeira partida em casa na Premier League, diante do Huddersfield, que foi goleado por 3 a 0 pelo Chelsea no jogo de abertura. Confira abaixo os principais trechos da entrevista coletiva de Guardiola desta sexta.


Documentário sobre a última temporada

Foi uma iniciativa do clube e os jogadores aceitaram participar. O que acontece no documentário não é responsabilidade minha. A Amazon decidiu o que mostrar para os torcedores do City e para o restante do mundo, em mais de 200 países. Mas não posso responder sobre o que vai ser mostrado de novembro, por exemplo, porque durante a competição acontecem muitas coisas e em momentos diferentes do que estamos vivendo agora. O que posso dizer é que se trata de um produto honesto, porque depois de um mês esquecemos a presença das câmeras. Acredito que vai ser uma boa maneira de lembrar a ótima temporada que fizemos, teremos como lembrar em detalhes daqui a 10 anos o que aconteceu.

Documentário revelará segredos?

Se aceitamos as câmeras 24 horas conosco, isso pode acontecer. Acredito que as pessoas vão poder ver como é a vida de um time nos bastidores. Sobre segredos, uma partida é diferente da outra

Recuperação de Danilo

Está correndo, falei com ele ontem (quinta), e me disse que se sente bem, mas o departamento médico ainda não me disse exatamente mais quanto tempo de recuperação ele vai precisar.

Aposentadoria de David Silva da seleção da Espanha

Só posso parabenizá-lo pela carreira que teve, com mais de 100 jogos, duas Eurocopas, uma Copa do Mundo, sendo um dos jogadores mais fascinantes da história da Espanha. Nunca vou pedir para jogador algum tomar decisão parecida, mas agora ele poderá descansar um pouco mais e curtir a esposa e o filho pequeno.