Topo

Sistema ofensivo não rende o esperado e gera incerteza no Grêmio

André pode perder posição para Jael no comando de ataque do Grêmio contra o Corinthians - AP Photo/Gustavo Garello
André pode perder posição para Jael no comando de ataque do Grêmio contra o Corinthians Imagem: AP Photo/Gustavo Garello

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/08/2018 04h00

Um dos principais reflexos da eliminação na Copa do Brasil é incerteza sobre o rendimento ofensivo do Grêmio. Sem ver o melhor de André, Luan ou mesmo Everton, o Tricolor caiu diante do Flamengo. Um paradoxo para um time montado voltado ao ataque.

"Meu time joga para frente, sempre para atacar", é frase repetida sempre que possível pelo técnico Renato Gaúcho. Ex-atacante, o treinador refere-se de forma pejorativa quando enfrenta times retrancados e sublinha sempre que pode que seus comandados são instruídos a buscar sempre o gol.

No entando o rendimento ofensivo tem caído. Foram 75 gols nesta temporada, mas 31 deles no Campeonato Gaúcho onde a maioria dos adversários sequer tem divisão para disputar no segundo semestre. No Brasileiro, o ataque gremista já marcou 22 vezes e não figura entre os mais positivos da competição.

Diante do Flamengo, a falta de repertório para escapar de um sistema defensivo bem postado chamou atenção. André é o principal alvo de questionamentos e, preso entre marcadores, pouco contribuiu. Luan tem oscilado na temporada e Everton, artilheiro do time com 12 gols, também não encontrou melhor futebol no Maracanã.

"Estou muito satisfeito com o meu grupo. Muito satisfeito. Em todos os sentidos. A gente tem que saber ganhar e saber perder. Perdemos para um grande clube, mas demos um passo atrás quando levamos o gol no final lá em Porto Alegre. Mas minha equipe não vai ganhar quatro gols em todos os jogos. Temos que parar com essa mania de achar defeitos quando não ganha. Não tem time perfeito. E não falo individualmente de jogadores. Estou satisfeito com o grupo. Nosso time jogou, jogou muito, e saímos de cabeça erguida", disse o técnico Renato Gaúcho.

Nem mesmo as alternativas mudaram o quadro contra o Fla. Marinho, último reforço da equipe gaúcha, pouco apareceu. Alisson também não conseguiu contribuir o suficiente e Jael, mesmo que não tenha conseguido marcar, deve passar a receber mais oportunidades em seguida.

A vaga de André é a primeira a balançar no contexto após a eliminação para o Flamengo e a tendência é que a substituição seja feita na equipe titular.

Outra opção para o setor criativo pode ser a entrada de Douglas. O Maestro está em forma e totalmente recuperado das lesões no joelho que o fizeram praticamente não jogar no ano passado.

O Grêmio encara o Corinthians neste sábado e deve utilizar titulares já que a partida pela Libertadores contra o Estudiantes será apenas no dia 28.