Topo

Elogiado por Tite, lateral tenta ganhar torcida para se firmar no Botafogo

Marcinho convive com misto de vaias e aplausos nesse início de carreira no Botafogo - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Marcinho convive com misto de vaias e aplausos nesse início de carreira no Botafogo Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/08/2018 04h00

O técnico da seleção brasileira Tite causou espanto ao elogiar Marcinho e dizer que o jogador do Botafogo está no seu radar em sua primeira convocação após a Copa do Mundo, na última sexta-feira. Nem mesmo o torcedor alvinegro entendeu os elogios, já que o atleta tem sido bastante questionado na atual temporada.

"Teve uma série de atletas que não foi convocada e pode estar numa situação futura. Fomos ver o Marcinho, lateral do Botafogo, jovem, com qualidade técnica. Um externo que veio para lateral. Falei com o Jair (Ventura) a respeito", disse o treinador da seleção brasileira.

O jovem jogador subiu para os profissionais do Botafogo tratado como uma grande joia. O início de carreira, no entanto, não foi dos mais fáceis. E para explicar a situação de maneira completa é preciso voltar aos tempos de categoria de base, quando o meia Marcinho foi recuado para a lateral direita.

A maioria conheceu o atleta já como lateral, que tinha como principais qualidades a boa batida na bola e as subidas ao ataque. Por outro lado, a marcação não era um dos seus pontos fortes.

E foi justamente essa característica que o deixou marcado com a torcida após realizar seus primeiros jogos pelos profissionais do Botafogo. Alguns vacilos defensivos o colocaram em xeque e geraram algumas vaias. Tanto que viu Luis Ricardo retomar a vaga em alguns momentos.

Marcinho, porém, mostrou não se abater com as críticas e buscou evolução enquanto se preparava para voltar ao time titular. Isso ocorreu nos últimos jogos e o lateral mostrou-se mais consistente defensivamente. Além disso, manteve o bom desempenho no ataque.

Ele, por exemplo, é o lateral que mais tem assistências no Campeonato Brasileiro. São três passes decisivos para gol na competição.

Marcinho ainda busca ganhar o apoio irrestrito da torcida do Botafogo e se firmar ainda mais como titular absoluto do time de Zé Ricardo. As palavras de Tite podem ajudar o atleta nesse aspecto ou aumentar a pressão sobre o jovem lateral.