Topo

Vasco completa 120 anos em crise e sem definição por técnico

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/08/2018 04h00

O Vasco completa nesta terça-feira 120 anos de história. A data que poderia ser marcada apenas por comemorações também é cercada de preocupações. Em campo, a equipe está à beira da zona de rebaixamento e ainda não há uma definição em relação ao cargo de treinador. Fora dele, o clube atravessa crise financeira.

Com o empate por 1 a 1 com o Ceará nesta segunda (20), o Cruzmaltino chegou ao seu quarto jogo sem vitória e está a apenas um ponto da zona perigosa. O time foi treinador por Valdir Bigode, que ainda não sabe se continuará como interino, efetivado, ou se voltará ao cargo de auxiliar de um técnico a ser contratado.

“Sou funcionário interino do clube. Estamos tentando ajudar de todas as formas. A resposta é questão de tempo. Não sei responder. Vamos deixar o tempo correr. Tenho contato com o presidente toda hora. Mas não teve conversa sobre isso. Não tenho essa ansiedade, mas tenho esse desejo. Vamos passo a passo. No momento certo acho que vou ter a oportunidade”, declarou após o empate.

Vasco criou uma logo para celebrar seus 120 anos - Divulgação / Vasco - Divulgação / Vasco
Vasco criou uma logo para celebrar seus 120 anos
Imagem: Divulgação / Vasco

O desejo da diretoria era Abel Braga, que assim como fez com Palmeiras e Santos, recusou o convite. O clube, então, entrou numa falta de consenso. O nome de Jair Ventura é defendido por algumas correntes, mas ainda não convence a todos do comitê gestor de futebol.

No que se refere às finanças, os dirigentes andam preocupados com o impasse em relação ao empréstimo de R$ 38 milhões desejados e que não foram aprovados na primeira reunião do Conselho Deliberativo sexta-feira passada.

O clube alega que poderá ficar inviabilizado em 2018 e fechar com um rombo de R$ 48 milhões nas contas.

No encontro, a maioria dos conselheiros votou pelo adiamento da decisão exigindo explicações mais detalhadas da necessidade dessa verba que tem como garantias cotas da TV Globo e da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro).

O presidente Alexandre Campello tem pressa e deverá protocolar ainda nesta sexta-feira o pedido para uma nova convocação do Conselho Deliberativo. O presidente da pasta, Roberto Monteiro, tem até 10 dias para fazer o convite. Caso não o faça, o próprio Campello poderá exercer o decreto.

Solenidades para o aniversário

O Vasco realizará alguns eventos para celebrar seus 120 anos. Confira abaixo a programação:

Terça (21/8)

6h - Alvorada e Hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Portugal e do Club de Regatas Vasco da Gama (São Januário, Sede da Lagoa e Sede do Calabouço).

10h - Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) em celebração aos 120 anos do Club de Regatas Vasco da Gama. O evento será realizado no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, do Palácio Tiradentes.

13h - Missa de Ação de Graças (Capela Nossa Senhora das Vitórias, em São Januário).

18h - Vasco x Botafogo, pelo Campeonato Carioca de Basquete (Ginásio de São Januário).

20h - Sessão Solene do Conselho Deliberativo e entrega dos Distintivos aos sócios que estão completando 50 anos de vida associativa no Club (Sede Náutica da Lagoa).

Sábado (25/8)

12h30 - Páreo no Jockey Club em homenagem ao aniversário de 120 anos do Club de Regatas Vasco da Gama (Hipódromo da Gávea)

Segunda (27/8)

Dia do Funcionário do Vasco (Não haverá expediente em nenhuma das Sedes)