Topo

Técnico brasileiro é escolhido como sucessor de Osorio na seleção mexicana

Técnico do Tigres, Tuca Ferretti assume a seleção mexicana mais uma vez interinamente - Azael Rodriguez/Getty Images
Técnico do Tigres, Tuca Ferretti assume a seleção mexicana mais uma vez interinamente Imagem: Azael Rodriguez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/08/2018 19h38

A Federação Mexicana de Futebol deve anunciar logo a contratação de Tuca Ferretti como novo treinador da seleção. De acordo com a imprensa local, o brasileiro tem tudo acertado para comandar a seleção de forma interina, em dois amistosos em setembro, assim dando tempo para os cartolas encontrarem um técnico para o longo prazo.

Desta forma Ferretti seria o sucessor de Juan Carlos Osorio, que não teve seu contrato renovado após a queda nas oitavas de final da Copa do Mundo na Rússia — derrota para a seleção brasileira. Curiosamente, o brasileiro já tinha aceitado o papel de 'interino' durante três meses de 2015, até a chegada do próprio Osorio. Os primeiros compromissos de Ferretti em sua segunda passagem pela seleção mexicana são contra Uruguai e Estados Unidos em 7 e 11 de setembro, respectivamente.

Tuca Ferretti deixou claro recentemente que a função de 'técnico tampão' não incomoda, era inclusive uma exigência sua. "A possibilidade [de assumir permanentemente] não existe. A única chance é ajudar de novo enquanto se toma a decisão, como aconteceu com Osorio", disse há duas semanas. "Se quiserem avaliar as opções e precisarem de alguém para estas duas datas-Fifa, eu não teria problema algum", afirmou.

Treinador do Tigres desde 2010, Ferretti foi campeão mexicano quatro vezes e ainda levou a equipe a três vice-campeonatos continentais: uma de Libertadores (2015) e duas de Copa dos Campeões da Concacaf (2015/2016 e 2016/2017). Ele pretende seguir no Tigres enquanto cumpre a função interina na seleção.