Topo

Morre Claudiomiro, autor do primeiro gol do Beira-Rio pelo Internacional

Divulgação/SC Internacional
Imagem: Divulgação/SC Internacional

Do UOL, em São Paulo

24/08/2018 21h54

Morreu nesta sexta-feira (24), aos 68 anos,  Claudiomiro Estrais Ferreira, ex-centroavante de Internacional, Botafogo e Flamengo e autor do primeiro gol da história do Estádio Beira-Rio.

O falecimento foi lamentado pelo clube colorado, que publicou nota em seu site oficial. “O Internacional se solidariza com os familiares e amigos do Ídolo Eterno que brilhou com a camisa colorada nos anos 1960 e 1970”, diz o texto, informando que informações sobre velório e sepultamento serão divulgadas em breve.

Claudiomiro chegou ao Inter com 13 anos e estreou entre os profissionais com 16. Dois anos depois, anotou o primeiro gol do Beira-Rio na inauguração em 1969, contra o Benfica. O gol saiu em um cruzamento sem querer de Gilson Porto, que errou o arremate de primeira mas deixou Claudiomiro em ótimas condições. O centroavante então arrematou de cabeça, e o estádio do Internacional explodiu de alegria pela primeira vez — o Inter venceu por 2 a 1.

Envaidecido e engrandecido pelo feito, Claudiomiro renovou contrato com o Inter e com o dinheiro comprou um Dodge vermelho, que segundo relatos da época estacionava atrás da carroça do pai, em Canoas-RS.

Apelidado de ‘Bigorna’, o jogador teve passagens curtas por Botafogo e Flamengo entre 1975 e 77, antes de voltar ao futebol gaúcho para defender o Caxias. Claudiomiro ainda voltou ao Internacional por um curto período antes de se aposentar no Novo Hamburgo-RS. Ele é heptacampeão estadual pelo Inter (1969-74).

Claudiomiro, primeiro gol do Beira-Rio - Divulgação/SC Internacional - Divulgação/SC Internacional
No primeiro gol do Beira-Rio, Claudiomiro se estica para cabecear no canto
Imagem: Divulgação/SC Internacional