Topo

Flu acerta modelo de pagamento de dívida e tem 'ok' para seguir no Maracanã

Fluminense seguirá no Maracanã nos próximos meses após entendimento com Consórcio - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Fluminense seguirá no Maracanã nos próximos meses após entendimento com Consórcio Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Leo Burlá e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2018 04h00

O Fluminense seguirá atuando no Maracanã. Apesar das recorrentes dívidas com o Consórcio que administra o estádio e de cobranças até mesmo em esfera judicial, o clube chegou a um acordo com os responsáveis pelo local para manter sua casa no Rio de Janeiro ao menos nos próximos meses.

Após semanas de negociação e impasse, a situação foi parcialmente resolvida na noite da última quinta-feira (23). Em encontro na sede da Federação de Futebol do Rio, (Ferj), o presidente da entidade, Rubens Lopes, alinhou um acordo entre o presidente tricolor, Pedro Abad, e representantes do Consórcio.

O Fluminense admitiu que não tinha como pagar o que deve de imediato, mas ofereceu um modelo de pagamento a médio prazo para quitar a dívida de mais de R$ 1 milhão e recebeu o sinal positivo dos responsáveis pelo Maracanã. Nos próximos dias, um novo encontro entre as partes deve acertar ajustes no contrato em vigor. Os dois lados discutem novas ações e exploração de propriedades que rendam receitas para ambos.

O Fluminense e o Maracanã assinaram contrato de uso do por 35 anos em 2013. Pelo trato firmado à época, o clube não tinha obrigação de pagar aluguel. A cobrança passou a ocorrer em 2016, por conta de uma determinação judicial, após um aditivo contratual feito na gestão do ex-presidente Peter Siemsen.

Com prejuízos sucessivos no estádio, o Flu chegou a estudar alternativas ao Maracanã, considerado caro e que não tem recebido grandes públicos nas partidas da equipe de Marcelo Oliveira e que foi cobrado oficialmente. Agora, no entanto, seguirá no local.

Após vencer o Corinthians na última quarta-feira (22) no Maracanã, o Tricolor já tem a confirmação de sua volta ao local: no dia 6 de setembro, contra o Vitória.

Na sequência, o Fluminense ainda encara Botafogo, Grêmio e Paraná pelo Campeonato Brasileiro no estádio, além do duelo de volta contra o Desportivo Cuenca na sua casa.