Topo

Sob pressão após goleada, Mourinho bate boca e abandona entrevista

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (Inglaterra)

27/08/2018 19h44

O clima esquentou nesta segunda-feira (27) no Old Trafford depois da vitória do Tottenham por 3 a 0 sobre o Manchester United, o segundo revés seguido dos Red Devils em três rodadas do Campeonato Inglês. José Mourinho protagonizou troca ríspida de perguntas e respostas com a imprensa, bateu boca e abandonou a entrevista coletiva.

"Sabe o que três significa? Que fui campeão da Premier League mais vezes do que os outros 19 treinadores juntos", disse em alusão às conquistas de Josep Guardiola e Manuel Pellegrini, ambos com o Manchester City, enquanto ele levantou a taça com o Chelsea. Em seguida, levantou-se e sinalizou para baixo com a mão para os repórteres diminuírem o tom pessimista dos questionamentos. "Mais respeito".

Antes do entrevero com os jornalistas, Mourinho havia permanecido no gramado mais tempo do que o comum após o apito final. Cumprimentou seus jogadores e na sequência aplaudiu os torcedores que restaram nas cadeiras com a grande desvantagem no marcador.

"Hoje tive a prova que os torcedores são os melhores juízes. Às vezes os jogadores não recebem o que merecem, por isso fiquei feliz com a reação dos torcedores. Criamos bastante, desperdiçamos chances e estávamos confiantes no intervalo, com o 0 a 0 no placar, que venceríamos o jogo. Continuamos da mesma maneira mesmo com 2 a 0 e só mudamos a maneira de atuar depois do terceiro gol".

"Vocês (jornalistas) precisam decidir o que vocês querem, porque quando eu vencia vocês não ficavam satisfeitos, agora que o time jogou bem, também não", disse em tom áspero, o que provocou questionamentos mais duros e a consequente saída da sala do português.

Irritado com a diretoria do United pela falta de reforços e sob pressão com o arquirrival Guardiola campeão inglês com diversas quebras de recorde na última temporada, Mourinho tem um início de campanha turbulento. Este é o pior início de campanha dele em 18 anos de carreira à beira do campo.

Após estrear com vitória diante do Leicester, perdeu as duas últimas partidas, para Brighton e Tottenham. Nesta segunda, Lucas Moura teve grande atuação, com dois gols, além de ótima movimentação no ataque ao lado de Harry Kane, autor do gol que abriu o marcador.