Topo

Fla monta operação nos EUA para contar com Paquetá e Cuéllar em semifinal

Lucas Paquetá é um dos principais nomes do Flamengo na criação de jogadas - Buda Mendes/Getty Images
Lucas Paquetá é um dos principais nomes do Flamengo na criação de jogadas Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/09/2018 04h00

O Flamengo está empenhado em contar com Lucas Paquetá e Gustavo Cuéllar na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, dia 12, no Maracanã. Convocados respectivamente para os amistosos das seleções brasileira e colombiana, os dois jogarão nos Estados Unidos um dia antes. Em 11 de setembro, o Brasil enfrenta El Salvador, em Washington, enquanto a Colômbia duela contra a Argentina, em Nova Jersey.

A diretoria rubro-negra tentou a dispensa de Paquetá, assim como o adiamento da partida na CBF (Confederação Brasileira de Futebol). As duas ações terminaram sem sucesso. Restou o esforço próprio para viabilizar o aproveitamento de dois dos seus principais jogadores em um confronto importantíssimo da temporada.

Cuellar durante o jogo entre Flamengo e Paraná - Gilvan de Souza / Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Cuéllar é outra peça fundamental no Fla montado pelo técnico Maurício Barbieri
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

O clube disponibilizará transporte e um avião para que a dupla retorne logo após os compromissos em território norte-americano. A recuperação dos atletas, inclusive, será realizada no deslocamento. A expectativa é a de que eles desembarquem no Rio de Janeiro até o início da tarde do dia 12.

O aproveitamento dos dois no jogo contra o Corinthians, no entanto, depende diretamente do desgaste dos amistosos. O tempo em campo será determinante para a decisão sobre a escalação. É certo que Paquetá e Cuéllar estarão no Maracanã. A dúvida é se dentro das quatro linhas, no banco de reservas ou em algum camarote.

Vale lembrar que o substituto natural de Cuéllar é o paraguaio Piris da Motta, mas que não pode atuar na Copa do Brasil, já que chegou após o encerramento das inscrições. Willian Arão, Romulo e Jean Lucas são as outras opções do setor caso o colombiano não reúna condições de defender o Flamengo.

Para a vaga de Paquetá, a comissão técnica pode optar por mudar o posicionamento de alguns jogadores ou mesmo colocar um atleta mais defensivo, caso de Jean Lucas, que foi o titular na primeira partida das oitavas de final da Libertadores contra o Cruzeiro - Paquetá estava suspenso. A escolha, porém, não se mostrou acertada.

Já a situação do lateral-esquerdo Miguel Trauco é diferente. Embora seja reserva de Renê, ele disputará com a seleção peruana um amistoso no dia 9 de setembro, contra a Alemanha. Existe tempo para que retorne e seja relacionado, se assim for a escolha do técnico Maurício Barbieri.