Topo

Grêmio descarta reforços e prepara Matheus Henrique para Libertadores

Aos 20 anos, volante ficará com a vaga de Jailson na lista de inscritos do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Aos 20 anos, volante ficará com a vaga de Jailson na lista de inscritos do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/09/2018 04h00

O Grêmio não contratará reforços para a reta final da temporada. Às vésperas do fechamento da janela nacional de transferências, o clube gaúcho entende que as opções são limitadas e as alternativas internas bastam. Na Libertadores, Matheus Henrique deverá substituir Jailson, negociado com o Fenerbahce-TUR. O volante se junta a Michel, Cícero e até Ramiro como alternativas para o time titular de Renato Gaúcho.

Aos 20 anos, Matheus está emprestado ao Grêmio pelo São Caetano. O clube gaúcho já detém 15% dos direitos econômicos do volante e possui opção para adquirir outros 35% até dezembro. A preferência, no valor de cerca de R$ 1 milhão, será exercida em breve. Matheus Henrique voltou recentemente de lesão leve no joelho, mas será preparado para virar opção também na Libertadores.

"Nessa semana já troquei ideia com o André (Zanotta, diretor executivo de futebol) sobre os dois jogadores que vamos inscrever (nas quartas de final). Os nomes já estão na minha cabeça, mas pode ser que tenha algum outro problema. Ou o jogador pode pensar que já está na Libertadores e tal… é preciso continuar fazendo por onde", comentou Renato.

O período de registro no Brasil para negócios com clubes do exterior já fechou, mas a janela nacional continua aberta até esta terça-feira. O Grêmio, contudo, não deve se movimentar. Nem mesmo a carência na zaga será atacada - o clube buscou desde janeiro um quinto jogador para ser alternativa no elenco.

"Basicamente é esse o grupo. Vir alguém de fora, não. Zagueiro também não. Temos material em casa para esses três meses. Ano que vem é outra história. Mas temos material, o grupo é bom. Vai dar conta do recado", pontuou o treinador do Grêmio.

O Grêmio enfrenta o Tucumán-ARG nas quartas de final da Libertadores. A primeira partida, fora de casa, será em 18 de setembro e o segundo jogo acontecerá em 2 de outubro. O clube gaúcho tem até o dia 14 para efetivar as duas mudanças na lista de inscritos.