Topo

Em crise, seleção dinamarquesa pode ter até jogadores de futsal em campo

Seleção dinamarquesa durante Copa do Mundo da Rússia; impasse na negociação de direitos comerciais - Reuters
Seleção dinamarquesa durante Copa do Mundo da Rússia; impasse na negociação de direitos comerciais Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

04/09/2018 09h02

Em meio a um impasse com os principais jogadores na negociação pela exploração dos direitos comerciais, a federação dinamarquesa de futebol (FBU) pode apelar até para a convocação de atletas de futsal para compor o time em amistoso nesta quarta-feira (5) e na estreia na Liga das Nações no domingo.

De acordo com o jornal “Extra Bladet”, o gesto da federação seria uma forma de pressionar os jogadores a ceder nas negociações. A convocação de jogadores da seleção de futsal poderia ocorrer ainda nesta terça-feira, véspera do duelo amistoso contra a Eslováquia. Christopher Haagh, Jim Brothmann Hougaard, Kevin Jorgensen e Louis Veis seriam alguns dos que podem ser chamados.

A convocação oficial da Dinamarca para os primeiros compromissos pós-Copa do Mundo ainda não foi oficialmente realizada diante da renúncia dos principais jogadores até que uma solução para o impasse seja encontrada. Christian Erikssen está à frente das reivindicações, que têm como ponto central os valores dos direitos comerciais. As negociações se arrastam há meses.

Neste cenário, a imprensa dinamarquesa diz que, além da possibilidade de usar jogadores de futsal, a seleção alternativa terá destaques da 2ª divisão nacional e do futebol amador. O atacante Christian Offenberg, de 30 anos, é o primeiro confirmado depois de marcar três gols pelo modesto Avarta na última semana.

Além do amistoso contra a Eslováquia, a Dinamarca enfrentará no domingo o País de Gales na estreia pela Liga das Nações. Há um temor no país de punições da Uefa pela questão. A seleção feminina dinamarquesa viveu impasse parecido recentemente e teve um resultado anulado pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.