Topo

Reforço do Santos foi expulso em estreia no profissional e sofreu com lesão

Felippe Cardoso chega ao Santos com menos de um ano no profissional - PontePress
Felippe Cardoso chega ao Santos com menos de um ano no profissional Imagem: PontePress

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

05/09/2018 04h00

O Santos oficializou nessa terça-feira (4) a contratação do jovem Felippe Cardoso, centroavante que se profissionalizou nesta temporada com uma estreia para ser esquecida. Mas o potencial do jogador de 19 anos, indicado por Cuca, pôde ser observado em alguns jogos da Ponte Preta no Campeonato Paulista, apesar do período parado por conta de lesões.

Contratado do Osvaldo Cruz após se destacar na quarta divisão do Campeonato Paulista do ano passado, Felippe Cardoso chegou à Ponte Preta em setembro de 2017, ainda para uma observação na equipe sub-20. Foi bem, acabou promovido para o time principal e ganhou a sua primeira chance como profissional logo em uma partida contra o Corinthians, pelo Paulistão.

A estreia, porém, não aconteceu como Felippe Cardoso esperava. Muito pelo contrário. Dois cartões amarelos resultaram em sua expulsão ainda na etapa inicial, deixando a Ponte Preta com um a menos. Aos 31min, ele de uma entrada por trás em Gabriel, no campo de ataque. Dez minutos depois, levantou demais o pé, atingiu o pescoço de Cássio e levou o vermelho.

O episódio, porém, não abalou Felippe Cardoso e muito menos tirou a confiança que Eduardo Baptista tinha no jovem atacante. Tanto é que, depois de cumprir suspensão na segunda rodada, o jogador já foi a campo como titular na partida seguinte, contra o Santos. Passou em branco, assim como no próximo confronto, contra o São Bento, mas na quinta rodada, no empate contra o Ituano (1 a 1), comemorou o seu primeiro gol como profissional.

Felippe Cardoso, atacante, durante jogo da Ponte Preta - PontePress/FabioLeoni - PontePress/FabioLeoni
Imagem: PontePress/FabioLeoni

A fase seguiu boa, com três gols em quatro jogos, mas, aos poucos, as lesões começaram a atrapalhar o desempenho de Felippe. Primeiro, uma lesão na coxa que o afastou de dois jogos, entre fevereiro e março. Depois, o problema mais sério: uma lesão no púbis em 19 de maio, data de sua última partida com a camisa da Macaca, já pela Série B, contra o Atlético-GO.

Até aqui, Felippe Cardoso acumula um total de 22 jogos como profissional e quatro gols marcados. Mas o técnico Cuca, responsável por sua indicação, e o Santos creem no potencial do atacante, que inicialmente chega para ser uma alternativa para Gabigol – jogador que recuperou a boa fase dentro de campo justamente após a chegada do novo treinador santista.

Ainda jovem e com uma carreira meteórica, uma vez que até setembro do ano passado ainda disputava a quarta divisão do futebol paulista, Felippe Cardoso é um centroavante que tem qualidade para sair da área e também fazer bem o papel de pivô. Explosão, força física e inteligência são pontos fortes do jogador, que tem grandes chances de explodir principalmente se conseguir evoluir em um quesito que ainda deixa um pouco a desejar: a finalização.

De acordo com o departamento médico da Ponte Preta, Felippe Cardoso já estava em reta final de recuperação da lesão no púbis e não iria demorar para voltar a ter condições de entrar em campo. Na última terça (4), o clube da Vila Belmiro teve o cuidado de fazer todos os exames médicos necessários para comprovar a recuperação do atacante de 19 anos de idade.

Felippe Cardoso chega ao Santos inicialmente por empréstimo até janeiro de 2019, mas tem acordo para ficar por cinco anos. Segundo apurou o UOL Esporte, o clube da Vila Belmiro desembolsou R$ 3 milhões por 60% dos direitos do jogador que pertenciam à Ponte Preta – os outros 40% ainda pertencem ao Osvaldo Cruz, time formador do atacante.