Topo

Contra o racismo, início de Inglaterra x Suíça na TV será em preto e branco

Primeiros 25 segundos de Inglaterra x Suíça serão transmitidos em preto e branco - Twitter/FA
Primeiros 25 segundos de Inglaterra x Suíça serão transmitidos em preto e branco Imagem: Twitter/FA

Do UOL, em São Paulo

10/09/2018 17h34

Os torcedores na Inglaterra que ligarem a televisão para assistir o amistoso contra a Suíça, nesta terça-feira (11), poderão ter uma surpresa. A Federação Inglesa (FA) anunciou que a entrada dos jogadores em campo e os primeiros 25 segundos de bola rolando serão transmitidos pela emissora Sky Sports em preto em branco. A iniciativa é uma homenagem ao 25º aniversário da Kick It Out, entidade que faz campanhas contra o racismo e outras formas de discriminação no futebol local. A partida acontecerá no King Power Stadium, casa do Leicester, às 20h, no horário local (16h, de Brasília).

Presidente da Kick It Out, Herman Ouseley se disse "encantado por esse gesto de reconhecimento do trabalho - fazer o futebol um esporte melhor nesses últimos 25 anos".

"Esperamos que a transmissão seja um lembrete poderoso do quão longe o futebol chegou nesses últimos 25 anos, sendo um esporte mais aberto e diverso, acolhendo todos, independente de idade, deficiência, gênero, raça, religião ou orientação sexual", completou Ouseley.

Fundada em 1993, a organização surgiu em meio a diversos casos de racismo no futebol inglês naquela década. Além de ofensas a jogadores, moradores de comunidades étnicas minoritários vizinhas aos estádios também sofriam abuso dos torcedores. 

"Esperamos que as imagens em preto e branco encorajam os milhões de telespectadores em casa a passarem pelo menos 25 segundos pensando sobre a importância da diversidade nesse grande esporte", afirmou Paul Elliott, presidente do conselho consultivo de inclusão da FA.

"Também estou ansioso em ver os Três Leões em preto e branco pela primeira vez em quase 50 anos", completou Elliott.

Além da transmissão do jogo, os atletas ingleses farão o aquecimento em campo vestindo uma camisa com o logo da entidade. A Kick It Out também selecionou oito crianças que subirão ao gramado com os jogadores. 

Os comandados de Gareth Southgate tentarão evitar a quarta derrota consecutiva da seleção, algo que jamais aconteceu na história. Após perder para a Croácia, na semifinal, e para a Bélgica, na disputa do terceiro lugar, na Copa do Mundo, os Três Leões caíram por 2 a 1 para a Espanha, em pleno Wembley, no último sábado (8), na primeira partida do Grupo 4, da Liga A, da Liga das Nações.

Eliminada nas oitavas de final da Copa, diante da Suécia, a Suíça voltou a campo também no sábado, quando goleou a Islândia por 6 a 0, em partida pelo Grupo 2, da Liga A, da Liga das Nações.