Topo

Tite promete preservar jogadores para clubes em jogo contra El Salvador

Tite observa treino da seleção brasileira em Nova Jersey - Pedro Martins/MoWa Press
Tite observa treino da seleção brasileira em Nova Jersey Imagem: Pedro Martins/MoWa Press

Pedro Lopes

Do UOL, em Washington, DC (EUA)

10/09/2018 19h06

Tite foi alvo de críticas de clubes, principalmente brasileiros, ao convocar a para os amistosos diante de EUA, na última sexta, e El Salvador, nesta terça. Em virtude do calendário brasileiro, Fagner, Dedé, Paquetá foram chamados mesmo tendo confrontos decisivos pelas suas equipes nas semifinais da Copa do Brasil, na quarta-feira. Pensando também nisso, Tite promete preservar alguns jogadores no confronto contra os salvadorenhos em Washington.

“O Neymar deve participar só de uma parte do jogo. Tenho algumas situações importantes para administrar: primeiro, jogar bem e vencer, seja contra El Salvador ou França. Também tem um momento de oportunidades a atletas mais jovens, trabalhar para que tenham confiança, temos feito isso desde o primeiro dia. O terceiro, é que quando eu era técnico de clube, sempre esperava atletas em boas condições de volta. Eu vou tomar pau nisso sempre. Dedé vai jogar, mas não vai jogar o tempo todo. Paquetá não vai jogar de forma que tenha impacto direto depois no Flamengo”, afirmou.

A decisão foi comunicada a Neymar, capitão do time, e Coutinho. Tite disse que, além da questão com os clubes, isso também passa pela saúde dos jogadores.

“Tive conversa com Coutinho e com Neymar, externando um pouco o fato deles não participarem do jogo inteiro. Não posso externar quanto vão jogar. Eles jogam uma parte, Dedé também, Paquetá, eles tem jogos importantes pelos clubes, PSG joga na sexta, Porto na sexta. Liverpool joga no sábado. Preciso ter responsabilidade também com a saúde do atleta, mas sempre com uma mobilização para que a gente de novo repita um bom jogo”.

Neto será titular 

"Neto abriu um sorriso enorme. Na hora que falei, e falo antes do treino, ele disse “muito obrigado”. E não tem de agradecer. É reconhecimento do trabalho. A dimensão de uma estreia na seleção e o peso dela"

Estreia de Arthur como titular

"Arthur ajusta, modula a velocidade da equipe. Ele tem essa condição. Vertical ou trabalhar a bola. O Maicon do Grêmio tem, ele é o protótipo disso. É um jogador importante, em crescimento, com naturalidade. Ficamos com essa expectativa que ele possa jogar por seu clube para evoluir"

Richarlison como camisa 9

"Existem diversas características em um camisa 9. Richarlison é vertical, agressivo, cheira a gol. Não quer lado. Mesmo jogando no lado, ele verticaliza. O início da carreira dele foi como 9, jogou assim no Fluminense também. Ele exala competição, ele verticaliza todas. Menos na jogada combinada, mais na jogada vertical"
El Salvador é adversário técnicamente inferior
“Não tem nada de relaxamento. A competição não permite, nem o futebol. Permite uma equipe de nível técnico inferior vencer. E sabemos disso. Essa exigência do desempenho, de fazer o máximo... O técnico vai estar avaliando independentemente de quem seja o adversário. El Salvador quer explorar uma virtude, uma deficiência nossa”