Topo

Pé na estrada ou Nilton Santos: Fluminense vive dilema sem Maracanã

Flu terá de buscar alternativas para três jogos longe de sua casa - Divulgação/FluminenseFC
Flu terá de buscar alternativas para três jogos longe de sua casa Imagem: Divulgação/FluminenseFC

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/09/2018 04h00

Surpreendido com o fechamento do Maracanã para reforma do gramado, o Fluminense está digerindo o assunto e avaliando as possibilidades para os duelos contra Grêmio, Deportivo Cuenca e Paraná Clube.

Por meio de carta, a concessionária que administra o estádio informou ao Tricolor (e também ao Flamengo) da necessidade de interdição, e o clube avalia os prós e contras de mandar os compromissos durante este período fora do Rio de Janeiro ou tentar uma composição com o Botafogo, inquilino do Nilton Santos. A decisão envolve o lado financeiro, também levará em conta as questões técnicas, já que deslocamentos acarretariam maior desgaste físico para o elenco.

No comunicado enviado aos responsáveis pela operação dos jogos do Flu, a concessionária alegou cumprimento do contrato com o Governo do Estado do Rio para justificar a obra. As intervenções são baseadas em "repouso e tratamento”, segundo a Greenleaf, responsável pelos reparos.

Em ofício anexo ao comunicado, a empresa listou as ações necessárias: descompactação (perfuração para desenvolvimento das raízes), aeração (substituição de pinos), topdresser (aplicação de uma mistura de areia), correção do nivelamento e fertilização das folhas.

Gramado do Maracanã passa por reparos - Divulgação - Divulgação
Gramado do Maracanã passa por reparos
Imagem: Divulgação

A firma assegura que os 13 jogos em 36 dias foram decisivos para a decisão, que não afeta o Flamengo. O Rubro-negro teve assegurados os seus compromissos diante de Corinthians e Atlético-MG, visto que os ingressos para estes clássicos já foram colocados à venda. Cerca de um terço do terreno de jogo já recebeu cuidados especiais, mas as falhas não foram corrigidas.

De olho em um menor prejuízo, os tricolores tentam adiar o duelo contra os equatorianos, marcado inicialmente para o dia 4 de outubro. Ainda que cientes das dificuldades, a cúpula do clube quer transferir para uma semana depois, quando o Maracanã já teria passado pelas melhorias prometidas.

Após a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, o Fluminense uma sequência longe de casa para manter uma campanha tranquila no Campeonato Brasileiro e lutar pelo título da Sul-Americana. A equipe encara em sequência o Atlético-PR, o Deportivo Cuenca e a Chapecoense.