Topo

Futebol


Lista de melhores da Fifa dá razão a Ter Stegen em polêmica com Joachim Löw

Alexander Hassenstein/Getty Images
Ter Stegen cumprimenta Manuel Neuer após partida da Alemanha contra a Suécia, na Copa do Mundo Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

2018-09-12T04:00:00

12/09/2018 04h00

A Fifa anunciou na última segunda-feira (10) os indicados à seleção da temporada. Um nome entre os goleiros reforçou a tese de que Marc-André ter Stegen deveria ter sido o titular da Alemanha na Copa do Mundo. Mesmo com atuações sólidas pelo Barcelona e pela própria seleção, ele foi preterido pelo técnico Joachim Löw. O escolhido foi Manuel Neuer, que voltava de duas lesões sérias no pé.

Neuer chegou a dias da convocação final sem nem mesmo saber se faria parte dos 23 escolhidos para a Copa do Mundo. O goleiro ficou sete meses se recuperando de uma lesão e só voltou a campo em um amistoso contra a Áustria, 15 dias antes do início do Mundial.

A escolha por Neuer seguiu uma linha de pensamento de Löw de manter o que havia dado certo em 2014. Além do goleiro, outros campeões mundiais que já apresentavam queda de rendimento foram mantidos, como o atacante Thomas Müller, que deixou a Copa do Mundo sem marcar nenhum gol. Por outro lado, jovens como Leroy Sané nem sequer foram convocados.

A continuidade não deu resultado, e Löw comandou o maior vexame da Alemanha em Copas do Mundo. A detentora do título foi eliminada ainda na fase de grupos tendo somado apenas três pontos, ficando na última colocação de um grupo com Suécia, México e Coreia do Sul.

Três meses depois da escolha de Löw, a Fifa deu razão a Ter Stegen. Campeão do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei com o Barcelona, o goleiro disputará o prêmio contra Gianluigi Buffon, Keylor Navas, Thibaut Courtois e David De Gea.

O próprio Joachim Löw já dá indícios de que o novo ciclo terá mais espaço para Ter Stegen. O goleiro foi titular da seleção alemã no amistoso do último domingo (9) contra o Peru. Manuel Neuer ficou no banco.

Mais Futebol