Topo

Klopp defende Neymar contra rótulo de cai-cai: "Ele tem de se proteger"

Reuters
Imagem: Reuters

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Liverpool (ING)

17/09/2018 11h16

Vice-campeão da última Liga dos Campeões, o Liverpool de Jürgen Klopp estreia no torneio nesta terça-feira (18), contra o Paris Saint-Germain, pelo Grupo C, e o treinador saiu em defesa de Neymar. Perguntado sobre como seu time vai lidar com as recentes atitudes do brasileiro em relação a supostas simulações, o técnico alemão apontou exageros do atacante, mas optou por ressaltar a qualidade do adversário.

"Quando assisti a alguns jogos na Copa do Mundo, pareceu que ele fez um pouco a mais da situação. Mas para mim é uma reação normal, porque outros jogadores procuraram contato com ele, que tem de se proteger", afirmou o comandante dos Reds, nesta segunda-feira (17). "Nós não vamos persegui-lo, queremos jogar futebol. Vamos tentar evitar que ele vença duelos e passe por nós, o que é um trabalho difícil de se fazer. Ele é um jogador fantástico e não estava em plenas condições físicas na Copa do Mundo, todos puderam ver isso. Ninguém o perguntou se ele tinha condições de jogar, ele que chamou a responsabilidade de representar o seu país mesmo estar em condições".

Para Klopp, o resultado nas quartas de final do Mundial poderia ter sido outro caso o camisa 10 não houvesse lesionado o pé direito em março, o que limitou sua preparação para o torneio na Rússia.

"A Bélgica fez um belíssimo jogo contra o Brasil, mas se o Neymar estivesse bem, acredito que o Brasil venceria. Como ele estava machucado, teve de se proteger de alguma forma. Não acredito que ele seja um jogador que busque se jogar, porque senão não seria capaz de apresentar o futebol que ele joga".

Companheiro de Neymar na Rússia e camisa 9 de Klopp, Roberto Firmino é dúvida para o jogo desta terça. No último sábado, o atacante machucou o olho esquerdo ao receber uma dedada de Vertonghen na vitória por 2 a 1 sobre o Tottenham. Substituído em Wembley por conta do problema, Firmino foi levado a um hospital especializado em olhos, em Londres. Liberado após exames, ainda será avaliado pelo departamento médico do Liverpool antes da partida pela Liga dos Campeões.

"Se o jogo fosse hoje (segunda), sem chance de ele jogar. Todos estávamos chocados com as imagens (do momento do incidente) que vimos depois do jogo. Foi um alívio falar com ele, que ficará bem. Só não sabemos quando", afirmou Klopp. O experiente Daniel Sturridge, 29 anos, e o jovem Dominic Solanke, 21, são possíveis opções para o setor.

Embora o treinador alemão aponte uma ligeira vantagem para o Liverpool por estrear em casa, ele joga o favoritismo para o outro lado do confronto com os franceses.

"Vencer o primeiro jogo é uma grande vantagem na Liga dos Campeões, mas nós sequer jogamos até agora. O PSG é um dos favoritos ao título, como nós seremos os favoritos para amanhã? Mas na verdade isso não importa, não quero fazer um jogo psicológico. Este time do PSG foi montado para ganhar a Liga dos Campeões".

Além de Liverpool e PSG, o Grupo C é composto por Estrela Vermelha, da Sérvia, e pelo italiano Napoli.