Topo

Sob tensão, conselho do Vasco vota empréstimo de R$ 38 mi para "salvar ano"

Roberto Monteiro, presidente do CoDe, e Alexandre Campello na sede da Lagoa - Paulo Fernandes / Flickr do Vasco
Roberto Monteiro, presidente do CoDe, e Alexandre Campello na sede da Lagoa Imagem: Paulo Fernandes / Flickr do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/09/2018 04h00

Motivo de muita confusão e polêmica, a reunião do Conselho Deliberativo do Vasco para votação de aprovação ou não de um empréstimo de R$ 38 milhões acontecerá na noite desta segunda-feira (17), a partir das 20h, na sede Náutica da Lagoa (RJ). Apesar de toda a tensão que cerca o encontro, a verba vista como fundamental para “salvar” o ano financeiro do clube deverá ser aprovada.

No dia 18 de agosto ocorreu a primeira votação, no entanto, por 89 a 88, os conselheiros optaram por adiar a decisão para que o presidente Alexandre Campello pudesse dar explicações mais detalhadas sobre a necessidade do empréstimo que terá como garantia cotas da TV Globo e da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro).

Votaram por essa escolha os grupos políticos “Casaca”, “Identidade Vasco” e “Sempre Vasco”, que não ficaram satisfeitos com a prestação de contas dada pelo mandatário na ocasião.

Na sequência, o presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, causou polêmica ao convocar inicialmente a nova reunião para o dia 6 de setembro, na mesma hora em que o Vasco enfrentaria o América-MG e sendo uma véspera de feriado. Porém, após Campello solicitar, a votação foi remarcada para esta segunda.

Agora, embora muitos conselheiros ainda estejam ressabiados, a tendência é a de que aprovem. O grupo “Sempre Vasco”, por exemplo, já decidiu por votar a favor com o objetivo de dar mais estabilidade ao clube até o fim do ano, uma vez que no Campeonato Brasileiro a equipe está na zona de rebaixamento. Os integrantes, porém, fazem questão de ressalvar que não gostaram do episódio envolvendo a rescisão de contrato do meia Wagner via Justiça do Trabalho por conta do não recolhimento de FGTS. Segundo eles, esta situação não foi passada por Campello, o que, em suas concepções, soam como uma falta de credibilidade do presidente.

Líder do "Identidade Vasco", Roberto Monteiro utilizou o Twitter para informar que se grupo também irá votar pela aprovação:

Vale destacar que para ser colocado em votação o empréstimo, se fará necessária a presença de pelo menos 151 conselheiros, conforme rege o estatuto.

Campello tem batido na tecla de que somente com este empréstimo o Vasco conseguirá honrar seus compromissos até o fim desta temporada.