Topo

Conmebol confirma Morumbi como sede da abertura da Copa América

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/09/2018 18h48

A Conmebol confirmou no início da noite desta terça-feira o Morumbi como sede da abertura da Copa América de 2019, que será disputada no Brasil. A informação foi antecipada pelo UOL Esporte na semana passada, em nota publicada na coluna De Primeira.

Além de ratificar São Paulo como sede do primeiro duelo, a entidade máxima do futebol sul-americano anunciou que o Mineirão (Belo Horizonte) e a Arena do Grêmio (Porto Alegre) vão receber as semifinais da competição. A decisão terá como palco o Maracanã (Rio de Janeiro).

O Allianz Parque (São Paulo) e a Arena Fonte Nova (Salvador) também estão na lista das sedes para a competição. Será a primeira Copa América em solo brasileiro desde 1989, quando a seleção conquistou o torneio.

"Nosso objetivo foi selecionar estádios modernos, com grande capacidade de público e que tenham operação regular em jogos de futebol e shows internacionais. Combinamos estádios usados na Copa [Maracanã, Fonte Nova e Mineirão] com outros que não estiveram nos grandes eventos no Brasil", justificou Rogério Caboclo, CEO do Comitê Organizador Local.

"Além disso, preservamos a recuperação física dos atletas e qualidade do espetáculo com a premissa de que não teremos viagens de mais de três horas entre as sedes", acrescentou o dirigente, que assume a presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no ano que vem.

A versão 2019 do torneio, vencido pelo Chile nas duas últimas edições, contará com os dez membros da Conmebol (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Colômbia, Chile, Bolívia, Venezuela e Peru) e dois convidados (Japão e Catar).