Topo

Meia sérvio do United doa 70 mil euros para garoto de 4 anos com câncer

Nemanja Matic, do Manchester United, doou o dinheiro necessário para o tratamento do câncer de um garoto de 4 anos - REUTERS/Eddie Keogh
Nemanja Matic, do Manchester United, doou o dinheiro necessário para o tratamento do câncer de um garoto de 4 anos Imagem: REUTERS/Eddie Keogh

Do UOL, em São Paulo

21/09/2018 18h13

O meio-campista Nemanja Matic, do Manchester United, doou 70 mil euros (R$ 333,21 mil) para o tratamento de um câncer em um menino sérvio, de quatro anos, em uma clínica de Barcelona. Dusan Todorovic sofre de neuroblastoma, tumor que geralmente se desenvolve em crianças, na região dos rins. A informação foi confirmada pelo pai do garoto, Aleksandar Todorovic, a jornais sérvios.

O caso do garoto gerou comoção nacional, com campanhas de doações entre torcedores de diversos times e até do governo local. Segundo o jornal Blic, foram arrecadados cerca de 119 mil euros (R$ 566,46 mil), mas o dinheiro era insuficiente. Sendo assim, um doador internacional anônimo, que mais tarde seria identificado como Matic, depositou os 70 mil euros faltantes direto na conta da clínica espanhola.

Ainda de acordo com o jornal, como a transferência foi feita no sábado (15), o dinheiro só estaria disponível para o hospital na segunda (17). Para assegurar que o garoto conseguiria o tratamento, Matic, então, ligou pessoalmente para o hospital, se identificou e deu uma garantia de que o dinheiro seria depositado.

O jornal publicou que o tumor foi diagnosticado em Belgrado, há cerca de dois anos. Dusan, então, foi submetido a quimioterapia, o que diminuiu o tamanho do tumor e possibilitou uma cirurgia. A primeira operação foi realizada na clínica experimental St. John, em Memphis, nos Estados Unidos. O tratamento continuou na Sérvia, onde recebeu um transplante de medula óssea e seguiu com a quimioterapia.

Recentemente, no entanto, o tumor reapareceu e ele precisava ir urgentemente à clínica em Barcelona. No local, Dusan passará por exames e receberá dois ciclos de quimioterapia e imunoterapia.