Topo

Convocado por Tite, Walace só jogou quatro partidas em últimos seis meses

Brasileiro Walace (esquerda) em ação pelo Hamburgo em partida contra o RB Leipzig - REUTERS/Hannibal Hanschke
Brasileiro Walace (esquerda) em ação pelo Hamburgo em partida contra o RB Leipzig Imagem: REUTERS/Hannibal Hanschke

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

22/09/2018 04h00

Tite convocou nesta sexta-feira a seleção brasileira que irá encarar amistosos contra Árabia Saudita, no dia 12 de outubro, e Argentina, no dia 16. Dentre os nomes, uma das maiores surpresas é Walace. Atualmente no Hannover, da Alemanha, o volante encontrou obstáculos para estabelecer uma sequência de jogos desde que deixou o Grêmio, no começo do ano passado, e disputou apenas quatro partidas nos últimos seis meses.

Na temporada passada, com a camisa do Hamburgo, Walace jogou pela última vez no dia 10 de março, diante do Bayern de Munique. No dia 20, depois de se recusar a atuar como zagueiro e não acompanhar o time que lutava contra o rebaixamento, foi rebaixado para o time B. Depois, transferiu-se para o Hannover. De março para cá, ao longo de seis meses, entrou em campo quatro vezes, todas ao longo do último mês pelo novo clube.

Campeão olímpico com a seleção em 2016, o volante não consegue ter estabilidade e uma longa sequência desde que deixou o Grêmio em janeiro de 2017. Na primeira temporada na Alemanha, jogada pela metade, foram 11 partidas. Na segunda, 19 confrontos, culminando na questão disciplinar que encerrou precocemente sua participação.

Tite fez a opção por Walace em um momento de clamor pela convocação de Allan, do Napoli, que vem atuando com destaque. O volante que atua na Itália, ao contrário de Walace, acumula 132 jogos nas últimas três temporadas.

Com cidadania portuguesa, o caso de Allan pode repetir o de Jorginho, volante do Chelsea, ex-companheiro de Allan no Napoli. Ignorado pela seleção brasileira, Jorginho acabou sendo convocado pela Itália, seleção pela qual já disputou dez partidas.

Neste início de temporada pelo Hannover, Walace tem sido titular. Apesar dos últimos anos com quantidade de jogos abaixo do normal, um problema disciplinar e um rebaixamento pelo Hamburgo, Tite disse ao convocá-lo que ele vive um momento bom. Apesar disso, ao explicar a escolha, voltou ao passado com a camisa do Grêmio, há praticamente dois anos.

"O momento dele é bom, porém, o passado de Grêmio e Seleção Olímpica credenciam pelo conjunto da obra".

Na seleção, Walace terá a concorrência de Fred, Casemiro e Arthur por uma vaga no meio de campo. Os dois amistosos serão na Arábia Saudita.