Topo

Torcida arremessa controles de videogame em protesto aos eSports na Suíça

Reprodução/RTS Sport
Imagem: Reprodução/RTS Sport

Do UOL, em São Paulo

23/09/2018 19h00

O duelo entre Basel e Young Boys, neste domingo (23), pelo Campeonato Suíço, precisou ser paralisado por conta de protestos da torcida contra os eSports. Durante o jogo realizado no Estádio da Suíça, em Berna, membros da organizada Ostkurve Bern, do Young Boys, atiraram bolas de tênis e controles de videogame ao gramado, ainda no primeiro tempo, e estenderam faixas condenando a modalidade.

“F..-se os eSports”, escrito em alemão, era uma das frases de protesto dos torcedores. Em outro momento, eles estenderam nas arquibancadas uma faixa com o símbolo de pausar.

Em sua página oficial no Facebook, a torcida organizada divulgou um comunicado em que reitera a posição contrária aos esportes eletrônicos.

“Nós lutamos contra os eSports! Há meses, o tema do eSports tem sido repetidamente discutido na mídia e nos estádios. Agora, em março de 2019, a Liga Suíça de Futebol deve começar a própria liga. Isso não tem absolutamente nada a ver com o nosso esporte e os valores do clube. Isso visa o lucro! Um clube esportivo deve encorajar as pessoas a se exercitarem e se exercitarem mais. O futebol é um esporte de equipe e não individual”, dizia parte do comunicado.

Torcedores exibem faixa com sinal de pausa em protesto aos eSports - Reprodução/RTS Sport - Reprodução/RTS Sport
Imagem: Reprodução/RTS Sport

O Basel, adversário do Young Boys neste domingo, é um dos clubes que investe na modalidade. Atualmente, os suíços têm contrato com três jogadores de FIFA: os alemães Tim "TheStrxnger" e Florian "CodyDerFinisher" e o suíço Luca "LuBo".