Topo

Presidente do Barça diz que portas estarão sempre abertas para Guardiola

Warren Little/Getty Images
Imagem: Warren Little/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/10/2018 17h00

O assunto Pep Guardiola parece deixar Josep Maria Bartomeu animado. Em entrevista publicada nesta segunda-feira (1), o presidente do Barcelona deu a entender que o atual treinador do Manchester City sempre poderá ver o clube catalão como sua casa.

"Ele sabe que a porta estará sempre aberta para ele. Mesmo quando ele nos disse que queria sair em 2012, nós sugerimos que ficasse cuidando de La Masia [categoria de base do Barça]. Ele preferiu sair, mas ninguém pediu para que saísse. Ele pode voltar no futuro e sabe disso. Por que não?", disse o dirigente ao jornal Times, do Reino Unido.

No dia 12 de setembro, em um trecho do programa de Jorge Valdano, Guardiola virou assunto na Espanha ao comentar sobre seus planos para o futuro: "Encerrarei onde comecei. Eu quero dar meus últimos passos em uma cantera [categoria de base no futebol espanhol], tomara que seja na do Barcelona".

Durante a entrevista ao jornal britânico, Bartomeu deu destaque para esta declaração específica de Pep. "Eu li há alguns dias que ele planeja voltar ao Barcelona, talvez cuidar de La Masia. Seria uma notícia muito boa para o clube", afirmou o presidente.

"Ele trabalha muito, mas é um gênio", elogiou. No entanto, Guardiola não é assunto para este momento. Afinal, o treinador espanhol tem contrato com o Manchester City até junho de 2021 - e há quem diga que ele sonha em comandar uma seleção nacional.

A boa notícia é que Messi também não deve se despedir logo. Seu vínculo com o Barça tem validade até junho de 2021 e pode ser ampliado. "Acho que ele vai ficar mais tempo. Não quer sair. Nós sempre dissemos que ele pode ser um homem de um clube só, e é o projeto dele também", completou Bartomeu.