Topo

Venezuelano treinado por ex-técnico do Barça é obstáculo para Ibra nos EUA

Martinez soma 30 gols em 31 partidas na atual temporada da Major League Soccer - Curtis Compton/AP
Martinez soma 30 gols em 31 partidas na atual temporada da Major League Soccer Imagem: Curtis Compton/AP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/10/2018 04h00

Poucas pessoas discutem o quanto Zlatan Ibrahimovic se tornou o personagem do futebol nos Estados Unidos em 2018. Uma das principais estrelas da MLS (Major League Soccer), o atacante do Los Angeles Galaxy tem um obstáculo na busca por uma das conquistas individuais mais representativas: a artilharia. Com folga, um venezuelano surge como barreira para o sueco reinar como goleador e destaque absoluto no soccer.

Josef Martinez tem 25 anos e é a grande referência ofensiva do Atlanta United, time treinado por Gerardo Martino, ex-comandante do Barcelona e da seleção argentina. Na equipe de melhor campanha da liga até aqui, o centroavante soma 30 gols em 31 jogos (0,96 por confronto na liga), números que afastam Ibrahimovic da vitória individual no quesito.

O sueco anotou 20 gols em 24 partidas na liga dos Estados Unidos, média excelente de 0,83 gols por jogo, esperada para quem esteve acostumado durante toda a carreira a um nível de maior competição e que reforça o desempenho fora do comum do venezuelano. Ainda restam três compromissos na temporada regular para cada um, que devem brigar também pelo troféu de MVP (Jogador Mais Valioso).

Se o consagrado sueco de 37 anos encontra nos Estados Unidos a oportunidade ideal para encerrar a carreira, Martinez tem no futebol americano o cenário propício para embalar como atleta profissional. Desde o surgimento no Caracas, nunca o atacante conseguiu anotar tantos gols.

Ibrahimovic Los Angeles Galaxy - Nick Turchiaro-USA TODAY Sports - Nick Turchiaro-USA TODAY Sports
Ibra anotou o gol 500 na carreira nos EUA, mas ocupa "apenas" a vice-artilharia da MLS
Imagem: Nick Turchiaro-USA TODAY Sports

Na temporada passada, o grande obstáculo de Ibra para a artilharia balançou a rede 19 vezes, em apenas 21 compromissos. Antes da ida para os Estados Unidos e a chegada ao time de “Tata" Martino, jamais Martinez ultrapassara a marca de dez gols em somente um ano.

Agora estrela do principal time da temporada na MLS, o sul-americano surgiu para o futebol em 2010 pelo Caracas. Em 2012 se transferiu para o Young Boys, da Suíça. Dois anos depois, o Torino se interessou e levou o venezuelano para a Itália, onde, entretanto, estagnou.

Clubes como o River Plate se interessaram no futebol de quem até então era tratado como uma promessa, mas o atacante da seleção venezuelana decidiu se tornar um jogador designado – liberado para assinar com salário acima do teto salarial – nos Estados Unidos e se aventurou em um projeto até então novo do Atlanta United.

Na Geórgia e sob o comando de Martino, Martinez se acertou e, enfim, deslanchou; o suficiente, inclusive, para ofuscar Ibrahimovic na disputa pelo status de craque da MLS.