Topo

Antes vistos como 'ex-namorados', Liverpool e Sturridge vivem lua de mel

Julian Finney/Getty Images
Imagem: Julian Finney/Getty Images

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

06/10/2018 04h00

A torcida do Liverpool e Daniel Sturridge já chamaram um ao outro de "ex-namorado", mas esta relação tem sido desenhada de outro jeito nas últimas semanas. Depois de superar lesões e o que parecia ser um triste fim de sua trajetória no clube, o atacante conseguiu reconquistar a confiança da torcida ao voltar do frustrante período de empréstimo no West Bromwich.

"Sturridge é a ex-namorada que te trai constantemente. Você pensa que as coisas serão diferentes desta vez, pensa que as coisas mudaram. O flashback da boa fase faz vocês reatarem. Seus amigos te acham burro. Estou pronto para me machucar de novo", escreveu em julho a torcida "The Redmen", dona de um famoso canal sobre o Liverpool.

O atacante foi menos poético, mas igualmente preciso na comparação que fez no mesmo mês. "É como se você ficasse com uma mulher por um tempo, até pensar que não está mais dando certo. Depois você pensa: 'Eu e ela tínhamos algo legal. Posso voltar'. É assim que me sinto", afirmou à ESPN britânica.

Havia pressão pelo bom desempenho ofensivo do time com Salah, Mané e Firmino, mas, menos de três meses depois do início da temporada, muita coisa mudou. Sturridge, o ex-namorado, reconquistou a confiança do "pai" do Liverpool - isto é, o técnico Jurgen Klopp. E depois do golaço de empate no último minuto do jogo contra o Chelsea, o elenco dançou em volta do atacante no vestiário.

"Quando ele entrou, todo mundo começou a dançar, basicamente. Ele passou por uma fase complicada, mas agora está em um momento maravilhoso. Ele merece, todos estão muito felizes por ele. Entrou em campo, tomou decisões rápidas e foi decisivo, algo que já tinha feito no jogo anterior. Isso mostra o atleta que ele é", exaltou o treinador.

O "jogo anterior" ao qual Klopp se referiu é a vitória por 3 a 2 sobre o Paris Saint-Germain, na estreia da atual edição da Liga dos Campeões. Diante de um Anfield esperançoso por uma campanha parecida com a da temporada passada, Sturridge marcou o primeiro com um toque de cabeça e correu para comemorar pertinho da torcida.

O brasileiro Roberto Firmino, que entraria no segundo tempo para fazer o gol da vitória, abriu um largo sorriso no banco de reservas ao ver a festa do companheiro de equipe. O técnico alemão festejou sem timidez, algo que já é rotina em seu estilo. Mas este relacionamento entre os dois nem sempre fui um romance.

Em sua chegada ao Liverpool, em 2015, Jurgen Klopp não demorou para dizer que Daniel Sturridge precisava "aprender a diferença entre uma dor séria e dor simples", uma frase que mostrava sua frustração por não poder contar com o atacante sempre. De lá para cá, segundo a imprensa inglesa, foram 16 lesões.

sturridge - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Imagem: Julian Finney/Getty Images

O jornal Telegraph, da Inglaterra, viu uma ironia na trajetória do jogador. "Talvez Sturridge esteja tão acostumado a voltar de lesões que nunca precisa de muito tempo para se aquecer e entregar o que a Premier League exige". Pouco a pouco, sempre tirando-o do banco para disputar poucos minutos, a comissão técnica dos Reds testa o terreno com o atleta.

Até o momento da publicação desta matéria, Sturridge disputou um total de 25 minutos no Campeonato Inglês 2017/2018 e marcou duas vezes (West Ham e Chelsea). Para efeitos de comparação, Firmino tem o mesmo número de gols em quase 593 minutos, tempo que corresponde a quase 10 horas passadas em campo.

"Daniel não quer que mudemos o estilo de jogo por causa dele. Ele joga exatamente como nós queremos e ama isso. Está jogando como um falso 9, pode ser um 10 e jogar entre as linhas. Ele gosta disso e tem feito bem, então está ótimo. Daniel é taticamente muito inteligente", elogiou Klopp, que, assim como o Liverpool, vive lua de mel com Sturridge.