Topo

Firmino consolida status de intocável, e Jesus patina na sombra de Agüero

Montagem sobre fotos: Reuters/Andrew Boyers e Alex Livesey/Getty Images
Imagem: Montagem sobre fotos: Reuters/Andrew Boyers e Alex Livesey/Getty Images

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

06/10/2018 04h00

Centroavantes do Brasil na última Copa do Mundo, Gabriel Jesus e Roberto Firmino se reencontram neste domingo com status opostos na carreira. Enquanto a escalação de Jesus, em má fase, seria considerada uma surpresa de Pep Guardiola no time do Manchester City, Firmino consolida o prestígio de ídolo intocável no Liverpool.

Os líderes do Campeonato Inglês se enfrentam no estádio de Anfield, às 12h30 de Brasília, pela oitava rodada, e o City ocupa o topo da tabela por vantagem no saldo de gols (18 a 12).

Camisa 9 de Tite no Mundial, o ex-palmeirense passou em branco na Rússia e deu uma assistência em cinco partidas, com total de 407 minutos em campo. Barrado da seleção nos primeiros amistosos pós-Copa, ele voltou a ser convocado para os confrontos com Arábia Saudita e Argentina nos dias 12 e 16 de outubro, respectivamente.

No City, embora tenha renovado em agosto o contrato por mais dois anos, até 2023, em uma negociação que se arrastou por meses, Jesus perde espaço e patina para sair da sombra de Sérgio Agüero, maior artilheiro da história do clube. Titular em apenas quatro das 11 partidas da atual campanha, o brasileiro foi substituído duas vezes e marcou dois gols. Na temporada passada, com a mesma quantidade de jogos, ele havia iniciado mais do que o dobro de duelos (dez) e anotado mais do que o triplo de gols (sete) em comparação com os números atuais.

As estatísticas gerais na Premier League também atestam o momento ruim de Gabriel Jesus. Embora seja apenas o 255º jogador que mais atuou entre todos os atletas (247 minutos em sete rodadas), ele lidera o ranking de chances desperdiçadas, com sete oportunidades perdidas. Entre os 16 brasileiros que se apresentaram nesta edição do campeonato, Gabriel é o quinto com menos tempo em ação.

Gabriel Jesus - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter
“Parece que ele perdeu a convicção e a imprevisibilidade que já o fizeram ser um jogador tão difícil de enfrentar”, analisa Paul Hirst, repórter do jornal The Times responsável pela cobertura da equipe comandada por Guardiola. “Uma das razões de o City ter estendido o contrato do Agüero até 2021 é a preocupação com a possibilidade de Jesus não estar preparado para sucedê-lo em 2020, quando se encerrava o vínculo do argentino. Eu penso que ele ainda tem o ritmo, a agilidade, e o talento da finalização para preencher esta posição, mas ele está sem confiança”.

Dono absoluto do comando de ataque, Agüero soma oito gols em dez partidas. Mesmo com média de 41 bolas na rede nas sete temporadas completas pelo City, o centroavante vive um dos melhores momentos no clube não só pelo poder goleador, mas pela evolução na contribuição coletiva. “Depois de 18 meses de trabalho com Pep, Agüero começou a fazer tudo: ele acompanha na marcação, pressiona a saída de bola adversária, aparece mais para tabelar com os companheiros e, além disso tudo, marca gols”, avalia David Mooney, torcedor e fundador do podcast independente Blue Moon, dedicado a acompanhar os citizens.

“Ao mesmo tempo, Jesus não passa por um bom momento. Quando ele chegou, era visto como o atacante que desempenhava a função exatamente como Guardiola desejava, enquanto havia dúvidas se Agüero seria capaz de fazer o mesmo. Agora, com o progresso do Agüero, Jesus ficou para trás, mas acredito ser questão de tempo para ele voltar a mostrar a mesma forma de quando chegou”, completa.

Do outro lado do clássico, Firmino voltou da Rússia depois de quatro participações saindo do banco de reservas, mas pelo menos com um gol marcado nos 81 minutos que Tite o utilizou. Na ressaca da eliminação para a Bélgica, o alagoano começou entre os 11 da seleção e deixou o dele nos 2 a 0 diante dos Estados Unidos, em setembro.

Firmino - Marc Atkins/Getty Images - Marc Atkins/Getty Images
Imagem: Marc Atkins/Getty Images
No Liverpool, é presença garantida no trio de ataque formado ao lado de Sadio Mané e Mohamed Salah. Um dos protagonistas da trajetória que levou os Reds ao vice da última Liga dos Campeões, o alagoano foi um dos vice-artilheiros do torneio, com 10 gols, e se igual a Adriano como o mais rápido a atingir esta dezena no cenário europeu, em apenas 11 partidas.

Em 2018/19, ele reforça a condição de imprescindível e decisivo na equipe de Jürgen Klopp, sobretudo em grandes confrontos – como nos triunfos sobre Tottenham e Paris Saint-Germain, quando foi herói. Ele soma três gols e duas assistências em dez jogos.

“Apesar do Salah ganhar as manchetes pelos gols, Firmino é o jogador mais importante do ataque do Liverpool”, afirma Chris Bascombe, repórter do The Daily Telegraph. “Na prática, ele joga em duas posições – às vezes três – em um mesmo jogo. Ele pode ser o camisa 9 tradicional, mas também o 10 que dá assistências. Além disso, ele recua quando o Liverpool perde a bola e defende como um meio-campista”, acrescenta. “Não há no elenco ninguém parecido com ele, que é muito generoso em campo com os companheiros. Talvez esse altruísmo e a inexistência do egocentrismo para ser o protagonista pesem contra ele em termos de seleção”.

Paul Joyce, jornalista do The Times, exemplifica a idolatria a Firmino com uma cena do cotidiano em Liverpool. “Quando busco a minha filha na escolinha de futebol, não vejo as crianças com camisas do Salah, por exemplo. Elas têm o uniforme do Firmino, que é adorado pela torcida. A vida do Liverpool sem ele é impensável”.

No dia seguinte ao embate no Anfield, Gabriel Jesus e Firmino se apresentam à seleção brasileira em Londres. No centro de treinamento do Tottenham, Tite comandará atividades preparatórias para os amistosos com Arábia Saudita e Argentina.