Topo

Com frio em Londres, seleção se prepara para choque térmico e 40º na Arábia

Lucas Figueiredo/CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

09/10/2018 04h00

A semana será de muitas mudanças na seleção brasileira. E não apenas no aspecto tático comandado por Tite. A equipe que se prepara para os amistosos em Riad e Jeddah terá que encarar uma enorme diferença de temperatura entre os locais de treinos e jogos. Se em Londres o frio marca até 5ºC de temperatura, o calor da Arábia Saudita pode bater os 40ºC nos termômetros locais.

E ainda que a comissão técnica trate a situação como algo normal para o elenco, há um cuidado especial com os 23 jogadores e outros membros da delegação para os próximos dias.

Na Inglaterra, onde o grupo se reuniu para os primeiros treinamentos no CT do Tottenham, o departamento médico faz um trabalho de prevenção para evitar possíveis sintomas de gripe na chegada à Arábia. Já no país que receberá os amistosos, a preocupação maior será com a hidratação. Um trabalho específico será realizado com os atletas.

De acordo com a comissão técnica, a preocupação não é maior pelo fato de 22 dos 23 jogadores do grupo atual atuarem na Europa e já estarem acostumados ao frio de Londres. Entre domingo (7) e a última segunda-feira (8), a temperatura oscilou de 5 a 13 graus. 

Na quarta (10), dia da chegada à Riad, assim como na quinta (11), os termômetros árabes podem cravar até 40 graus. A previsão para a sexta-feira, dia do jogo contra os donos da casa, é de sol forte e 37 graus. Na terça-feira, dia 16, já em Jeddah, a expectativa é de mais de 35 graus para o duelo com a Argentina.

Logística e dificuldade de entrada na Arábia

tite - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Ainda que pouco comum, a passagem pela Europa antes do jogo na Ásia não ocorreu por acaso. Com um processo burocrático e difícil de entrada na Arábia Saudita, a CBF optou por reunir um grupo em um ponto mais próximo possível para todos antes de seguir para os jogos. Com isso, a decisão do treinamento em Londres, no CT do Tottenham, a exemplo do que já havia acontecido antes da Copa do Mundo.

Com o grupo completo na Inglaterra, a seleção decola da capital britânica na quarta-feira e chega à capital árabe na mesma noite. Sem vistos e munida apenas de uma autorização especial do governo local, a delegação evita desgastes maiores que poderiam ocorrer caso os jogadores chegassem por conta própria - conforme ocorre em outras datas Fifa.

Após os jogos nos dias 12 e 16, a delegação se reunirá para deixar o país em voo fretado após o jogo com a Argentina. A logística também é diferente de outras oportunidades, quando os jogadores são dispensados logo após o apito final do segundo jogo.

As dificuldades na Arábia não devem se repetir nos próximos meses. Em novembro, a tendência é que a seleção faça seus dois amistosos em algum grande centro europeu. Em março de 2019, os jogos devem ocorrer no Brasil.