Topo

Tranquilo para amistosos, Coutinho mira sequência 'jogo a jogo' na seleção

Diferenças culturais na Arábia Saudita não preocupam jogador do Barcelona - REUTERS/Sergio Perez
Diferenças culturais na Arábia Saudita não preocupam jogador do Barcelona Imagem: REUTERS/Sergio Perez

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

10/10/2018 07h36

A seleção brasileira enfrentará a Arábia Saudita nesta sexta-feira (12), em Riad. E os comandados de Tite já estão cientes de que devem enfrentar algumas diferenças culturais no palco da partida – a “cartilha” de orientações da CBF indica que os jogadores não deverão utilizar bermudas em público e precisarão evitar manifestações religiosas.

Nada, porém, que preocupe Philippe Coutinho. “Recebemos algumas recomendações. Sempre recebemos isso quando temos viagem para outros países. É um país com regras diferentes”, afirmou o jogador do Barcelona. “Mas, assim como os outros, a história tem que ser respeitada. Não teremos nenhum problema. A gente só está preocupado mesmo em jogar futebol”, completou.

Aos 26 anos, o meia-atacante saiu em alta da Copa do Mundo de 2018, mesmo diante da eliminação do Brasil ainda nas quartas de final diante da Bélgica. Ainda assim, ele vê pouca diferença em relação à seleção após a disputa do torneio.

“Me sinto um pouco mais experiente depois de ter participado de uma Copa do Mundo. Essa é a grande diferença”, resumiu o jogador, que espera consolidar seu nome no Brasil para a disputa da próxima Copa do Mundo, em 2022, no Qatar.

“Eu particularmente penso em jogo após jogo, convocação após convocação. Começamos um novo ciclo e estou muito feliz de estar aqui. Lá na frente tem competições importantes, a próxima é Copa América (2019, no Brasil). Mas até lá o importante é formar uma base forte a cada jogo, a cada dia”, acrescentou.

Arthur, “um meio-campo perfeito”

Em compensação, uma das novidades da seleção após a Copa na Rússia é Arthur, ex-Grêmio. Novo companheiro de Coutinho no Barcelona, o meio-campista ganhou elogios do ex-vascaíno.

“O Arthur é um craque. Gente boa fora de campo e craque dentro dele. Joga simples, faz o time andar, é o motorzinho. É um meio-campo perfeito, não perde bolas”, derrete-se.

A tendência, porém, é que Arthur não comece o jogo desta sexta-feira como titular. Na terça-feira, no treino tático que Tite comandou em Londres, o Brasil trabalhou em campo com Ederson, Fabinho, Pablo, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Renato Augusto; Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar.

A delegação deixa a capital inglesa na tarde desta quarta-feira e chega a Riad à noite. Na capital saudita, realiza treino no dia seguinte, véspera do amistoso. No dia 16, em Jeddah (Arábia Saudita), faz novo amistoso – agora, contra a Argentina.