Topo

Má fase? Inter muda postura, e Patrick sofre com desajuste

Patrick perdeu rendimento ou é vítima do desajuste coletivo do Internacional?  - Jeferson Guareze/AGIF
Patrick perdeu rendimento ou é vítima do desajuste coletivo do Internacional? Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/10/2018 04h00

Patrick é um dos jogadores que aparenta maior oscilação no Internacional. Antes protagonista do time e responsável por contribuição valiosa tanto no sistema ofensivo quanto no defensivo, agora o camisa 88 vive queda de rendimento. Mas os números do meio-campista indicam que a fase ruim tem muito a ver com a mudança de postura da equipe.

A reportagem do UOL Esporte comparou os últimos cinco jogos de Patrick com suas médias absolutas no campeonato segundo estatísticas do Footstats. E o resultado aponta para reflexos da postura coletiva do Inter.

Foram partidas contra Corinthians, Chapecoense, Grêmio e Sport fora de casa e contra o Flamengo no Beira-Rio. Patrick não enfrentou o Vitória em razão de uma suspensão.

Em aspectos ofensivos, houve queda no aproveitamento de passes, mas aumento no número de passes para finalização. Patrick concluiu mais, porém acertou menos o alvo. E principalmente driblou muito menos. Nos cinco compromissos recentes, o meio-campista só apostou na jogada individual contra o Flamengo, no único compromisso em casa.

Além disso, foi gritante o aumento no número de lançamentos. Com média próxima a um por partida até então, o jogador passou a tentar repetidas jogadas longas, com mais erros do que acertos e quase duplicou a média de tentativas de lançamento.

As alterações refletem a postura do Inter longe de Porto Alegre. Um time que atua recuado e procura a construção de jogadas rapidamente. Por isso, mais conclusões e passes para chute, toques precipitados no meio e lançamentos.

A queda na quantidade de dribles pode também se explicar pela preparação dos adversários. O próprio Patrick admitiu que os rivais estão mais atentos à sua participação a partir do bom rendimento conquistado logo de sua chegada.

"Nas últimas partidas eu não venho fazendo bons jogos, tenho total ciência disso. Mas pode ser por uma série de fatores. Ninguém esperava que eu começasse tão bem, ajudando desta maneira. Isso levanta a régua de avaliação e aumenta a atenção dos adversários para tentar dificultar nosso jogo. Pode ser um pouco de tudo. Joguei vários jogos na temporada, também. Mas não me apego a isso. Não faz bem. Não acho que estou na fase ruim ainda. Tive uma caída, mas não é tudo isso que se está criando, que o Patrick não está bem, diminuiu o ritmo", disse, em entrevista coletiva antes do jogo com Sport.

Em quesitos defensivos, Patrick viu decrescer o número de desarmes corretos, também reflexo do desencaixe coletivo proporcionado pela série de alterações no setor. Como explicou a reportagem do UOL Esporte, o Colorado aumentou o número de gols sofridos a partir de uma lista de trocas forçadas que o técnico Odair Hellmann precisou fazer.

Com 26 anos, Patrick disputou 41 jogos e marcou sete gols na temporada. O próximo compromisso do Internacional será contra o São Paulo, no domingo às 16h (de Brasília), no Beira-Rio.

Para espantar a queda de rendimento, ele conta com a reconstrução do tripé central que deu estabilidade ao time, junto a Rodrigo Dourado e Edenílson. Nos dois últimos jogos, a trinca não foi formada. Contra o Vitória, Patrick estava suspenso, e contra o Sport foi a vez de Edenílson cumprir suspensão.

A reconstrução, porém, é ameaçada pelas dores no pé direito de Rodrigo Dourado. O marcador será avaliado diariamente e pode perder o compromisso da 29ª rodada. 

Médias (por jogo) de Patrick no Brasileiro

- Passes certos: 45.8
- Passes para finalização: 0.6
- Desarmes certos: 3.5
- Finalizações: 1.3
- Lançamentos: 1.3
- Dribles: 1.2

Médias (por jogo) de Patrick nos últimos 5 jogos: 

- Passes certos: 44.8
- Passes para finalização: 1
- Desarmes certos: 2.6
- Finalizações: 2.4
- Lançamentos: 2.2
- Dribles: 0.4