Topo

Damião faz quatro gols em três jogos, e Inter redobra cuidado com lesões

Leandro Damião comemora um dos gols contra o São Paulo com jogadores do Inter - Ricardo Duarte/Inter
Leandro Damião comemora um dos gols contra o São Paulo com jogadores do Inter Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/10/2018 04h00

Leandro Damião retomou o caminho das redes. Nos últimos três jogos em que esteve em campo, o centroavante marcou quatro gols. Por isso, o Inter redobra cuidado com as lesões que o atrapalham desde o início da temporada.

Dois dos três gols marcados pela equipe contra o São Paulo, no domingo, foram de Damião. Nico López completou a virada por 3 a 1. O camisa 9 voltou em alta após se recuperar de lesão. Um quadro muscular na coxa direita já o alijou de participar do jogo passado, contra o Sport.

E não foi a primeira vez. Damião perdeu dois meses no início da temporada devido a uma contratura na cervical. Retomou as atuações normalmente, mas em agosto o quadro piorou novamente e até um especialista foi consultado. Um difícil tratamento teve início, e a retomada da participação em campo foi gradual.

Aos poucos, o bom futebol reapareceu, e os gols também. Foram dois gols cotnra o São Paulo, um contra o Vitória e outro contra o Corinthians, totalizando quatro nos últimos três jogos em que atuou.

"Não podemos esquecer que o Damião vem de uma lesão muscular. Mas os profissionais do Inter fizeram um excelente trabalho para recuperação dele",disse o técnico Odair Hellmann. "Preferimos o utilizar de forma estratégica, porque ele não fez o processo completo de retreinamento, apressamos a volta dele", havia falado, antes do jogo.

A semana de Damião foi, de fato, diferente de quem se recupera de lesão. Em vez de participar de todas as atividades previstas longe do elenco, foi reintegrado antes do comum porque o Inter entende o quanto precisa dele.

A reportagem do UOL Esporte mostrou, na última semana, o quanto a movimentação coletiva do time vermelho tem no centroavante "clássico" a base para um rendimento ofensivo perto do ideal.

Bastou Damião entrar na vaga do lesionado Pottker no jogo com São Paulo para dar exatamente o que o time precisava. Presença perto do gol adversário, espaços abertos para avanços em bloco, conclusão e vitória pessoal na força.

Tão logo o jogo teve fim, Damião foi rodeado de cuidados para conseguir enfrentar o Santos na próxima segunda-feira.

"Eu olhei pro Damião e ele estava com 12 sacos de gelo pelo corpo. Só espero que ele tivesse muito calor (risos)", brincou o treinador. "Ele esteve nove dias fora, não fez a progressão do retreinamento, entrou no jogo e foi abençoado. Espero recuperar ele para a próxima semana contra o Santos", completou.

Nesta terça-feira (16), quando o elenco do Colorado se reapresenta, Damião será novamente avaliado e deverá passar pelos momentos que faltaram na última semana para recuperação total. Até porque o Internacional só volta a jogar na segunda-feira (22), quando recebe o Santos.