Topo

Ex-Real Madrid vive encostado e faz PSG lembrar de "fantasma" do passado

Franck Fife/AFP
Imagem: Franck Fife/AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

16/10/2018 04h00

Jesé Rodríguez é o primeiro a entrar em campo para treinar no Paris Saint-Germain. A atividade é acompanhada por um fisioterapeuta e termina com chutes a um gol vazio. Isolado, o atacante revelado no Real Madrid não está nos planos do treinador Thomas Tuchel e faz lembrar o "fantasma" de Ben Arfa, atacante francês que teve a mesma rotina durante toda a temporada passada.

Ben Arfa não chegou nem a pisar em campo. Por ser francês tinha forte apelo da torcida local para que voltasse a ser relacionado, mas brigas sucessivas com o ex-treinador do clube, Unai Emery, impediram seu aproveitamento. Após rescindir o contrato com o PSG, acertou a transferência para o Rennes nesta temporada.

“É um perigo constante jogador insatisfeito dentro do vestiário No caso do Ben Arfa o acusavam de vazar os problemas internos, como a briga entre Neymar e Cavani. O Jesé parece ser figura mais tranquila, mas tem o risco de explodir”, comentou Florent Tourchet, repórter do jornal esportivo frances L’Equipe.

Marcelo e Jese comemoram gol do Real Madrid contra o Levante - AFP PHOTO/ PIERRE-PHILIPPE MARCOU - AFP PHOTO/ PIERRE-PHILIPPE MARCOU
Imagem: AFP PHOTO/ PIERRE-PHILIPPE MARCOU
Jesé não tem sequer o nome relacionado em uma extensa lista de 34 jogadores inscritos pelo PSG para a Liga dos Campeões. No clube, a expectativa era de que uma transferência ao Nantes acontecesse na janela de transferências do verão europeu, finalizada no início de agosto. No entanto, o pequeno clube francês não conseguiu vender os jogadores desejados e engordar o caixa para a operação.

A desvalorização de Jesé no PSG impressiona. Incomodado com a reserva no Real Madrid de Benzema, Cristiano Ronaldo e Bale, foi transferido ao clube francês por 25 milhões de euros, em 2016. Atualmente, segundo o site Transfermarket, especializado em mercado do futebol, o espanhol tem valor de 7,5 milhões de euros – um decréscimo de quase 70% do valor -. O contrato no clube francês termina apenas em julho de 2021.

Na caminhada no PSG, Jesé chegou ao clube com status de titular. Algo compreensível visto que era a primeira temporada sem Ibrahimovic, e com apenas Cavani como indiscutível na linha de frente. No entanto, um início com atuações ruins e relatos sucessivos de dores no joelho direito operado em 2014 no Real Madrid o deixaram rapidamente sem moral.

A temporada de estreia de Jesé no PSG ficou pela metade. Após apenas 10 jogos, e com um gol marcado, foi emprestado ao Las Palmas, em janeiro. Ao voltar para o clube francês na temporada passada, com a concorrência dos reforços Neymar e Mbappé, o espanhol foi novamente emprestado: desta vez ao Stoke City, da Inglaterra.

Com Tuchel no comando, Jesé teve presença nos dois primeiros amistosos da temporada. Só que assim que o quarteto de Cavani, Neymar, Mbappé e Di Maria passou a estar disponível, o espanhol jamais foi relacionado.

“Sou muito impaciente. Quero treinar e mostrar minha capacidade. O Tuchel não me disse nada, e o clube me comunicou para seguir treinando e aguardando uma chance”, comentou Jesé em entrevista recente ao jornal espanhol, Marca.