Topo

Semifinalistas da Libertadores acertam preço máximo de ingressos visitantes

Presidentes estipularam preço máximo a ser cobrado de torcedores visitantes - Divulgação/Conmebol
Presidentes estipularam preço máximo a ser cobrado de torcedores visitantes Imagem: Divulgação/Conmebol

Do UOL, em São Paulo

16/10/2018 21h48

Em reunião na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, nesta terça-feira (16), os presidentes de Grêmio, River Plate, Palmeiras e Boca Juniors assinaram um acordo pelo Fair Play durante as semifinais da Copa Libertadores, que se iniciam na próxima semana.

Entre os pontos acertados está o preço máximo a ser cobrado dos torcedores visitantes, estipulado em US$ 65, o que representa R$ 242,84 e 2334,41 pesos argentinos. Essa quantia será o teto não só nas semifinais, mas também na decisão, marcada para o começo de novembro. Lembrando que caso Boca Juniors e River Plate avancem à final, os dois jogos serão com torcida única, seguindo política estabelecida desde 2013 na Argentina.

No manifesto assinado, os mandatários também concordaram em "competir de forma limpa", "cumprir as regras do jogo", "respeitar o adversário, companheiros de equipe, árbitros, juízes, oficiais e torcedores" e "rechaçar a corrupção, as drogas, o racismo, a violência, o jogo e outros perigos deste esporte". Os presidentes também pedem aos seus torcedores que assumam o mesmo compromisso "a fim de que a Libertadores se desenvolva em um marco de esportividade, respeito e jogo limpo".

Em rápido discurso, o mandatário palmeirense Mauricio Galiotte disse que "tudo hoje está sendo efetuado com profissionalismo, um trabalho com transparência, sério e competente". É um momento para todos contribuirmos e o Palmeiras está à disposição para colaborar em tudo que seja necessário", completou.

Classificando como uma "reunião não de presidentes, mas de amigos que podem falar a sério sobre futebol", o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, afirmou que esta é uma "edição histórica" da Libertadores, uma vez que será a última com partidas de ida e volta na final.

Rodolfo D'Onofrio, do River Plate, enfatizou que "a paixão do futebol sul-americano é incomparável com outros lugares". "Devemos exportar e explorar essa paixão, mantendo sempre nossa essência e formando jogadores", acrescentou. "É grande a paixão que temos por nossos clubes para que possam competir com os problemas econômicos e sociais de nossos países", afirmou

Voltado a Romildo Bolzan, presidente do Grêmio, D'Onofrio então declarou que irá recebê-lo "com o maior apreço e carinho. Seremos adversários por 180 minutos. Depois disso, voltaremos a ser amigos".

Em meio a questionamentos sobre a falta de representatividade do futebol brasileiro na Conmebol, o presidente eleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogerio Caboclo, compareceu à reunião. O futuro dirigente exaltou a nova direção da Conmebol como "uma organização transparente, com alterações profundas. Com isso, o futebol sul-americano ganha outra dimensão".

Também estiveram na sede da Conmebol os embaixadores de Brasil e Argentina em Assunção, Carlos Alberto Simas Magalhães e Héctor Lostri, respectivamente.

As semifinais da Libertadores começam na próxima terça-feira (23), quando o River Plate recebe o Grêmio, no Monumental de Nuñez, e, no dia seguinte (24), o Boca Juniors jogará contra o Palmeiras, na Bombonera. Uma semana depois, nos dias 30 e 31, os jogos acontecem na mesma ordem, mas com os mandos invertidos.