Topo

Santos define fim do polêmico time B e demite técnico do sub-20

Técnico Leandro Mehlich deixará o sub-23 e assumirá o sub-20 ao lado de Luciano Santos - Divulgação/SantosFC
Técnico Leandro Mehlich deixará o sub-23 e assumirá o sub-20 ao lado de Luciano Santos Imagem: Divulgação/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/10/2018 04h00

O Santos definiu em uma reunião no início desta semana o fim do polêmico time B. O UOL Esporte apurou que a categoria existirá no clube paulista somente até o término do Campeonato Brasileiro de Aspirantes deste ano, disputado com atletas de até 23 anos.

Aliás, foi um caso polêmico que fez o Santos mudar o nome da categoria, que inicialmente era chamada de sub-23 na Vila Belmiro. No entanto, o clube paulista mudou para time B após a contratação de atletas com idade avançada, caso do goleiro Preto. Ele foi contratado em 2015, quando tinha 29 anos e, na temporada passada, com 31 anos, renovou por mais dois anos.

Além de Preto, o sub-23 que virou time B sempre foi alvo de críticas de opositores, conselheiros e torcedores do Santos por conta de diversos jogadores pertencerem a um único empresário.

Para se manter vivo e não encerrar suas atividades nesta semana, o sub-23 precisa vencer o Internacional na próxima quinta-feira, às 17h (de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Se perder ou até mesmo empatar, a equipe santista estará eliminada e, assim, será a despedida da categoria.

O Santos pretende disputar os Aspirantes nos próximos anos, mas atuará com a equipe sub-20.

A diretoria santista planeja rescindir o contrato de diversos jogadores, mas já busca uma parceria com algum clube de menor expressão, talvez do interior paulista, para emprestar atletas com contratos mais longos, já que muitos deles possuem vínculo com o clube até 2022, por exemplo.

Santos inicia reformulação no sub-20 com demissão de técnico

O técnico Rodrigo Leitão, com passagens pelo Corinthians, foi demitido do comando do sub-20 do Santos no último fim de semana. A reportagem apurou que ele será substituído por Leandro Mehlich, que comanda atualmente o sub-23, e por Luciano Santos, técnico do sub-17.

Leandro Mehlich será o treinador, enquanto Luciano Santos ficará com a função de auxiliar-técnico.

A diretoria trabalha para que Luciano Santos chegue ao profissional em um futuro próximo. Eles consideram o agora auxiliar do sub-20 moderno, inteligente e estudioso do futebol. Luciano foi o responsável por revelar a nova geração de Meninos da Vila. Ele comandou Rodrygo, Yuri Alberto e companhia desde a categoria sub-10.

O futuro treinador da equipe profissional do Santos começou no clube em 2011, nas categorias sub-10 e sub-13. Depois, comandou por mais três anos o sub-15, considerado a sensação do clube nos últimos anos, muito por conta da presença de Rodrygo. Os resultados nesta categoria o levaram à promoção para o sub-17 e agora sub-20.