Topo

Castan faz promessa ao presidente e assume papel de líder no Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/10/2018 04h00

Impossibilitado de ajudar seus companheiros por conta de uma luxação no ombro direito, Leandro Castan assistiu ao Vasco ser humilhado pelo Santos no Maracanã com uma derrota por 3 a 0. Com o revés consumado no dia 1º de setembro, o experiente zagueiro abraçou o presidente Alexandre Campello e prometeu: "Vamos tirar o Vasco desta situação".

Destaque nas últimas partidas, o defensor tem cumprido a palavra e, desde que voltou, no clássico com o Flamengo, dia 15 de setembro, o time não só não perdeu mais como também se afastou da zona de rebaixamento. Foram seis jogos, com duas vitórias e quatro empates. Destes, ele só ficou de fora no empate em 1 a 1 com o Botafogo por suspensão.

Com seis anos de Europa e títulos importantes conquistados no Brasil - como um Brasileiro e uma Libertadores pelo Corinthians – Castan assumiu o papel de liderança no grupo e tem sido a voz ativa no vestiário antes das partidas, dando discursos motivacionais nas correntes entre os jogadores.

Leandro Castan se tornou um dos líderes do elenco do Vasco  - Carlos Gregório Jr / Vasco.com.br - Carlos Gregório Jr / Vasco.com.br
Leandro Castan se tornou um dos líderes do elenco do Vasco
Imagem: Carlos Gregório Jr / Vasco.com.br

Estreante entre os profissionais no último domingo, o volante Bruno Ritter, de apenas 19 anos, atestou o fato revelando que Castan e outros jogadores lhe deram conselhos.

"Fiquei nervoso, não esperava. Deu tudo certo e ajudei a equipe. No vestiário, o Castan, o Maxi López e o Ramon falaram comigo e me deixaram mais tranquilos em campo", disse o jovem.

Após a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, Leandro Castan demonstrou confiança na permanência do Vasco na Série A do Campeonato Brasileiro.

"Faltam nove decisões para nós. Como sempre falei, a equipe merecia estar numa situação melhor, mas por tantas coisas que aconteceram, agora estamos lutando contra o rebaixamento. Mas com fé em Deus e muita luta vamos conseguir ficar na Série A", declarou, à Vasco TV.

Vasco sofre bem menos gols com Castan em campo

Problema crônico do Vasco na temporada, o sistema defensivo – que já sofreu 83 gols em 2018 – é outro com Leandro Castan em campo. Contando com o zagueiro, a equipe reduz sua média de tentos sofridos praticamente pela metade, indo de 1,5 por jogo para 0,8.

Por conta da lesão no ombro direito, o defensor disputou apenas sete partidas, com o Cruzmaltino tendo sofrido seis gols. O jogador só tem uma derrota, na estreia, para o Palmeiras.

Após vitória, vídeos da torcida para ver com os filhos

Um vídeo que repercutiu bastante após a vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 0 no último domingo foi o de Leandro Castán assistindo a imagens da festa da torcida do Vasco em São Januário junto com seus filhos em casa. O zagueiro canta a música enquanto a molecada pula em cima da cama. Veja abaixo: