Topo

Fluminense pode terminar o ano sem estrear seus novos uniformes

Novos uniformes do Fluminense podem não chegar às lojas em 2018 - Mailson Santana/Fluminense
Novos uniformes do Fluminense podem não chegar às lojas em 2018 Imagem: Mailson Santana/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/10/2018 04h00

Único clube entre os grandes do país que não ganhou uma "roupa nova" em 2018, o Fluminense pode não estrear seu novo uniforme na atual temporada.

Por conta de questões logísticas que envolvem estoque e distribuição, a fornecedora Under Armour postergou a entrega das novas camisas que, dentro da previsão mais otimista, só devem ir às lojas entre o fim de novembro e o início de dezembro. O prazo fixado para lançamento era outubro.

Caso a empresa atrase um pouco mais o lançamento, o time só deve experimentar seu novo uniforme no Carioca de 2019, já que o Brasileiro termina no dia 2 de dezembro e a Sul-Americana tem sua partida decisiva marcada para o dia 12 de dezembro. Para estar lá, o Flu ainda tem de bater o Nacional (URU) e o adversário de uma possível semifinal.

Os três uniformes foram aprovados pelo Conselho Deliberativo em julho, e o desejo é que ao menos uma entre as três opções esteja disponível neste ano para vendas ao público. Além dos tradicionais uniformes branco e tricolor, a Under Armour apronta uma terceira camisa na cor azul-marinho.

Os norte-americanos passaram a vestir o Tricolor em julho de 2017. Como teve pouco tempo para confeccionar peças mais elaboradas, a firma lançou uma coleção "a toque de caixa" e começou a fornecer material aos jogadores a partir de julho do mesmo ano, o que rendeu peças mais simplificadas.

O acordo entre as partes vai até 2020, e a firma está impedida de assinar um trato similar com outro grande clube carioca durante o período, o que estreita ainda mais o relacionamento. O Flu fica com cerca de 20% em cima de cada peça vendida, e o desafio é o de ampliar o fornecimento.

A parceria foi muito celebrada quando assinada, e a esperança nas Laranjeiras era que o clube superasse o drama vivido com a Dry World. Além de não cumprir prazos e itens estipulados em contrato, a empresa deu um calote milionário, e uma ação ainda corre no Canadá.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Under Armour informou que "as datas dos próximos lançamentos de camisas do Fluminense estão sendo acordados entre clube e marca e serão anunciados em breve".

Já o clube não se manifestou até o fechamento desta reportagem.