Topo

Sucesso de Mbappé como "9" eleva Neymar, mas é tormenta para Cavani

FRANCK FIFE / AFP
Imagem: FRANCK FIFE / AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

18/10/2018 04h00

Grande parte do sucesso de Kylian Mbappé no início da temporada no Paris Saint-Germain se deve ao fato do francês atuar mais centralizado, na posição de centroavante. Ocupando a vaga de Cavani, o francês tem rendimento destacável sendo Neymar o principal garçom. O hábito entre eles de trocar passes, além da forte amizade fora de campo, diferencia a dupla e prejudica a imagem do uruguaio no clube.

Mbappé tem 7 dos 9 gols marcados na temporada atuando em substituição a Cavani. Destes, 5 são em assistências de Neymar. O número ganha impacto na França. A falta de passes de Neymar a Cavani foi criticada pela imprensa francesa na derrota do PSG por 3 a 2, diante do Liverpool, na estreia da Liga dos Campeões.

Tanto que na véspera da segunda partida da competição, contra o Estrela Vermelha, o brasileiro, e o treinador alemão Thomas Tuchel, foram perguntados sobre o tema. "Pergunte aos jogadores”, disse Tuchel demonstrando com o cenário. "Mas vejo isso como algo que vamos corrigir, assim como vários pontos do time".

“Nós tivemos dificuldades durante toda a partida. Não só eu para encontrar o Cavani, como ele de me encontrar. E quando temos essas dificuldades a gente procura encontrar saídas para que possamos fazer o nosso jogo. Não fizemos um jogo espetacular, mas buscamos um placar de 2 a 0. Ali demonstra a forca do nosso time, mesmo não estando em um bom dia conseguimos colocar dificuldades ao Liverpool”, respondeu Neymar a um jornalista francês.

No dia seguinte, Neymar, com 3 gols, foi o destaque da goleada por 6 a 1 contra o Estrela Vermelha. No entanto, não tocou a bola nenhuma vez para Cavani. Em contrapartida, Mbappé tocou para o brasileiro 19 vezes, e recebeu 11 passes do camisa 10.

Capa do L'Equipe mostra isolamento de Cavani no PSG - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Dias depois, na goleada por 5 a 0 contra o Lyon, pelo Campeonato Francês o mesmo aconteceu. Durante os 40 minutos que ficou em campo – foi substituído no primeiro tempo por conta da expulsão do zagueiro do PSG, Kimpembe -, Cavani não recebeu passes de Neymar ou de Mbappé.

O cenário levou o L’Equipe, principal jornal esportivo francês, a realizar reportagem de capa analisando a falta de passes entre Cavani e Neymar. A matéria intitulada “Mistura a dois” (ver capa acima) ainda afirma que Cavani se sente sozinho no vestiário do PSG.

A reportagem traz gráfico em que mostra que 25% dos passes de Neymar na temporada foram a Mbappé e apenas 0,8% a Cavani.

“Enquanto Neymar e Mbappé estão em forma e decisivos, Cavani, apesar dos 5 gols na temporada, se mostra fora da curva dos companheiros. Ele é o maior atacante da história do clube e já provou várias vezes que sabe crescer após esses problemas delicados”, cita a reportagem.