Topo

Xavi aprova início de Arthur no Barça e vê Neymar ainda em amadurecimento

Xavi defendeu o Barcelona até 2015 - Paul Gilham/Getty Images
Xavi defendeu o Barcelona até 2015 Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/10/2018 11h54

Apontado com frequência como jogador com semelhanças com o estilo de Xavi, o brasileiro Arthur recebeu um elogio especial: do próprio meio-campista que marcou época no Barcelona. Em entrevista ao programa de rádio argentino "Super Deportivo de Villa Trinidad", Xavi elogiou o começo do ex-gremista no clube.

“É um jogador de futebol do qual dizemos ter DNA do Barça. Tem todas as qualidades para ter sucesso, acho que estamos perante um jogador que pode marcar uma época em Barcelona”, disse Xavi, que deixou o clube catalão em 2015 para jogar no Al-Sadd, do Qatar.

Sobre o período em que defendeu o Barcelona, Xavi se esquivou sobre uma comparação entre Lionel Messi e Neymar. Para o meio-campista, são dois jogadores em diferentes estágios da carreira, sendo que o brasileiro ainda está em processo de amadurecimento.

“São diferentes. Eu vejo o Leo (Messi) com uma grande maturidade no futebol. Faz tudo certo. Neymar ainda deve amadurecer, mas acho que um jogador com uma enorme capacidade de fazer a diferença. Ainda pode melhorar. Está entre os 3 ou 5 melhores do mundo”, opinou

Ainda sobre Messi, Xavi defendeu o amigo das críticas que recebe por seu desempenho com a seleção argentina na Copa do Mundo da Rússia. E disse discordar de Maradona, que recentemente disse que o atual camisa 10 do Barcelona jamais seria um líder.

“Discordo de Maradona, Messi me parece um líder incrível. Talvez ele seja um líder mais discreto no vestiário, mas ele é um líder absoluto. Ele sempre quer a bola, sempre se oferece, tem personalidade e nunca escondeu. Em Barcelona, ele sempre defendeu o grupo, acho que ele é um jogador de futebol com grande capacidade de liderança”, disse.

“Eu não gosto quando ex-jogadores de futebol são tão críticos com ex-companheiros de equipe. Eu não digo isso no caso de Maradona, eu digo isso em geral... Porque eles estiveram lá, eles sabem sobre a dificuldade, eu não entendo a forte crítica em relação a um jogador de futebol quando você também foi”, completou.