Topo

Flu se acerta com donos de Watford e Udinese, e se livra de ação na Fifa

Flu ainda tinha dívida com a Udinese desde o retorno do meia Marquinho ao clube - Cristiano Andujar/AGIF
Flu ainda tinha dívida com a Udinese desde o retorno do meia Marquinho ao clube Imagem: Cristiano Andujar/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/10/2018 04h00

A venda do atacante João Pedro para o Watford injeta recursos importantes para os cofres do Fluminense e ajudou, ainda que indiretamente, o clube a resolver questões pendentes.

Um pouco antes das rodadas na mesa das negociações que culminaram com a transação do jovem, o presidente Pedro Abad e os dirigentes ingleses acertaram uma dívida referente à aquisição do apoiador Marquinho, que deixou a Udinese rumo ao Flu em 2016. Com esse ajuste, o Tricolor se livrou de sanção por parte da Fifa, já que havia uma ação em curso na entidade.

Explica-se. A Família Pozzo controla os dois clubes, e a equipe italiana não tinha recebido os cerca de R$ 6 milhões a que teria direito pela compra feita ainda na gestão de Peter Siemsen.

Como havia esta questão pendente, o Flu chegou a um consenso com Gino Pozzo, dono do Watford, para que a dívida fosse renegociada. Um tempo depois desse acerto, as conversas por João Pedro caminharam.

João Pedro - Mailson Santana/Fluminense - Mailson Santana/Fluminense
João Pedro fico no Fluminense até 2020
Imagem: Mailson Santana/Fluminense

Essas não são as únicas questões que unem estes clubes, visto que o Flu tem a receber do Watford aproximadamente R$ 17 milhões pela venda de Richarlison para o Everton. A parte burocrática está sendo superada para que essa injeção de grana chegue até as Laranjeiras.

João Pedro ficará no Flu até janeiro de 2020, mas o vínculo pode ser ampliado até dezembro deste mesmo ano. O contrato com os ingleses tem variáveis que dependem de metas pré-estabelecidas entre as partes.

Além disso, o Fluminense terá 10% da diferença entre o valor da compra e de uma eventual futura negociação feita pelo Watford.