Topo

Corinthians enfrenta maior série sem vitórias em quase 5 anos

Jair soma 11 jogos no Corinthians, com duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas - Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians
Jair soma 11 jogos no Corinthians, com duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas Imagem: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

23/10/2018 13h19

O empate com o Vitória em Salvador no último domingo pelo Brasileirão fez o Corinthians atingir a maior série sem triunfos em quase cinco anos. O time da Jair Ventura não vence há seis partidas, mesmo número registrado no começo da temporada 2014, quando Mano Menezes comandava a equipe.

A última vitória do Corinthians aconteceu há quase um mês, contra o Flamengo, na semifinal da Copa do Brasil, em Itaquera. O triunfo por 2 a 1 levou a equipe alvinegra à final da competição.

Em seguida, os corintianos empataram com o América-MG por 0 a 0. Depois, perderam quatro jogos seguidos, para Flamengo (3 a 0, pelo Brasileirão), Cruzeiro (1 a 0, pela primeira final da Copa do Brasil), Santos (1 a 0, novamente pelo Campeonato Brasileiro) e Cruzeiro (2 a 1, na decisão da Copa do Brasil). O empate por 2 a 2 com o Vitória completou a série negativa.

Em 2014, foram quatro derrotas (São Bernardo, Santos, Ponte Preta e Bragantino) e dois empates (Mogi Mirim e Palmeiras), todos pelo Campeonato Paulista, incluindo uma goleada por 5 a 1 para o Santos. Desde então, o Corinthians só ficou, no máximo, cinco partidas sem vencer. Isso ocorreu duas vezes em 2016 e uma no primeiro semestre da última temporada.

O maior jejum dos últimos anos se deu em 2013, quando o time alvinegro ficou oito jogos sem conquistar os três pontos, com cinco derrotas e três empates. À época, o Corinthians era treinado por Tite, que chegou a ficar ameaçado no cargo.

O Corinthians volta a campo no próximo sábado, em Itaquera, diante do Bahia, pela 31ª rodada do Brasileirão. A equipe soma 36 pontos e ocupa a 12ª posição na tabela, com cinco pontos de vantagem sobre o Ceará, o primeiro time da zona de rebaixamento.

Série atual:

4 derrotas (Flamengo, Santos e Cruzeiro - duas vezes) e 2 empates (América-MG e Vitória).

Série do começo de 2014:

4 derrotas (São Bernardo, Santos, Ponte Preta e Bragantino) e 2 empates (Mogi Mirim e Palmeiras).

Série de 2013:

5 derrotas (Inter, Botafogo, Goiás, Ponte Preta e Portuguesa) e 3 empates (Náutico, Cruzeiro e Grêmio).