Topo

"Novo Lewandowski" ofusca CR7 na Itália e vira estrela em menos de 10 jogos

Piatek encontrou CR7 no último dia 20; português fez gol no empate por 1 a 1 - Marco Bertorello/AFP
Piatek encontrou CR7 no último dia 20; português fez gol no empate por 1 a 1 Imagem: Marco Bertorello/AFP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/10/2018 04h00

Krzysztof Piatek chegou no Genoa como um mero desconhecido, uma aposta. Bastaram nem dez jogos para o centroavante polonês de 23 anos, que há menos de um ano defendia o décimo colocado do Campeonato Polonês, já assumir papel de destaque na Itália, país que se direcionou quase completamente nesta temporada para servir como palanque para Cristiano Ronaldo na Juventus.

Piatek chamou a atenção do Genoa pelos 21 gols anotados com a camisa do Cracóvia na temporada passada. O fato de goleador rendeu imediatamente a comparação com a grande referência de atacante da Polônia, Robert Lewandowski. Os números neste ano, todavia, superam o do 9 do Bayern de Munique.

Na pré-temporada, foram 10 bolas nas redes em apenas quatro compromissos. Em apenas oito jogos na Série A, Piatek anotou nove gols, média acima de um por partida que sobra não só em comparação ao compatriota e capitão polonês na decepcionante participação dentro da Copa do Mundo da Rússia. 

Tanto Lewandowski pelo Bayern de Munique, no Alemão, quanto Cristiano Ronaldo pela Juventus, na Itália, somam cinco gols no mesmo período de jogos; o português ainda tem de conviver com a polêmica extracampo pela acusação de estupro e acabou blindado pelo clube após conversas internas.

Tamanho desempenho já disparou a mira de clubes com maior potencial de mercado para Piatek, que pode ver a vida mudar novamente em um espaço de apenas seis meses.

Em menos de dez jogos na Itália, o jovem centroavante teve o nome ligado ao Real Madrid, Chelsea, Manchester City e Bayern de Munique. Sim, o time que tem o atual Lewandowski analisa Piatek como potencial reforço (ou até mesmo substituto do atual camisa 9).

Piatek Genoa gol comemoração - Paolo Rattini/Getty Images - Paolo Rattini/Getty Images
Polonês tem "ofuscado" CR7 na briga pela artilharia do Campeonato Italiano
Imagem: Paolo Rattini/Getty Images

Quem comemora esta mudança e confirma publicamente como o nome de Piatek já virou pauta em alguns dos principais times europeus é o agente Tomasz Magdziarz, representante do atacante do time de Gênova. Até mesmo o clube já se mostra ciente sobre a dificuldade de segurar o jogador a médio-prazo.

“Estamos em contato com alguns clubes, mas não nunca daremos informações para a imprensa”, limitou-se a dizer o empresário ao site Goal. “Estamos recebendo muitas ligações para falar sobre ele”, declarou o presidente do time, Enrique Preziosi, ao jornal Gazzetta Dello Sport.

Assim, ao lado do momento esportivo especial que o coloca já agora como potencial destaque do Italiano, a força de mercado de Piatek potencializou com este início fulminante em que ofusca Cristiano Ronaldo.

Comprado por R$ 18 milhões há menos de seis meses, o polonês já vale no mínimo R$ 62 mi, segundo o portal Transfermkt, que aborda o mercado do futebol e o potencial financeiro dos atletas.