Topo

Ex-Grêmio sai correndo de campo durante confusão em clássico turco

Jaílson (32) foi cercado por jogadores do Galatasaray após provocar a torcida - Ozan Kose/AFP
Jaílson (32) foi cercado por jogadores do Galatasaray após provocar a torcida Imagem: Ozan Kose/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/11/2018 21h35

O clássico de Istambul, entre Galatasaray e Fenerbahce, terminou em violência e três expulsões, nesta sexta-feira (2), em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Turco. Autor do segundo gol dos visitantes, que definiu o placar em 2 a 2, o brasileiro Jaílson, ex-Grêmio, provocou a torcida local na comemoração e esteve envolvido na confusão logo após o apito final. 

Um bolo de jogadores se formou no centro do campo, com os reservas e os membros das comissões técnicas também correndo ao local. Em meio à discussão, o senegalês Badou Ndiaye, do Galatasaray, segurou Jaílson pelo pescoço, assim como Roberto Soldado, do Fenerbahce, fez com Younes Belhanda. À exceção deste último, que recebeu cartão amarelo, os outros três foram expulsos pelo árbitro da partida. 

Momentos depois, Jaílson, que também deu um tapa em um rival, saiu correndo do campo, passou por alguns seguranças e entrou no túnel que leva aos vestiários da Türk Telekom Arena.  

A tensão chegou às arquibancadas, com torcedores do Galatasaray entrando em conflito com policiais. Alguns deles conseguiram invadir o gramado, mas foram controlados pelas autoridades.

Enquanto a bola rolou, os mandantes abriram o placar aos 31 minutos, com Ryan Donk, após rebatida dentro da área, e aumentaram com Martin Linnes, aos cinco do segundo tempo, com uma batida de fora da área.

O empate do Fenerbahçe foi construído em um intervalo de apenas seis minutos. Aos 21 do segundo tempo, o árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês) apontou um pênalti, convertido por Mathieu Valbuena. Aos 27, o francês passou para Jaílson, que ajeitou e acertou o ângulo de Fernando Muslera. O goleiro, por sinal, fez uma bela defesa e evitou que os visitantes virassem a partida.

Com o resultado, o Galatasaray assumiu a segunda colocação, com 20 pontos, enquanto o Fenerbahce é o 15º, com dez.